Foto: INEM

O INEM vai avançar com a renovação de 75 ambulâncias sediadas em Postos de Emergência Médica (PEM) em corporações de bombeiros e delegações da Cruz Vermelha Portuguesa. Os protocolos já foram assinados na semana passada, em cerimónia que contou com a ministra da Saúde, Marta Temido.

Entre as corporações beneficiadas estão duas da região: os Bombeiros Voluntários de Lousada e os Bombeiros Voluntários de Paredes.

Segundo o INEM, estes 75 protocolos traduzem-se num investimento total superior a 3,7 milhões de euros. O objectivo é “melhorar as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica e reforçar a sua capacidade de resposta aos pedidos de ajuda recebidos através do Número Europeu de Emergência – 112”, explica a mesma fonte.

“Os PEM destinam-se a dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica. Para o efeito utilizam uma ambulância de socorro disponibilizada pelo INEM, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112”, diz o INEM.

Actualmente existem 340 ambulâncias, sendo que parte delas precisa de renovação.

O plano do INEM para a renovação das ambulâncias PEM teve início em 2017 com a aquisição de 41 novas viaturas. Em 2018, foram renovadas mais 75 ambulâncias – em que se incluíram as dos Bombeiros de Ermesinde, Penafiel e Valongo – , prevendo-se que este plano continue até 2021, altura em que a frota de ambulâncias afectas aos PEM se encontrará totalmente renovada, assegura o INEM.

“O INEM disponibilizará uma verba de 50 mil euros para a aquisição de cada viatura e do seu equipamento, manutenção e seguro. A partir do primeiro ano de actividade destas novas ambulâncias, o Instituto irá igualmente subsidiar as despesas com manutenção, reparações e seguro”, explica.