Os Bombeiros Voluntários de Ermesinde comemoraram, este domingo, o 95º aniversário com um programa de festa que culminou na promoção de 13 estagiários a bombeiros e na bênção de uma nova ambulância de socorro, num investimento superior a 55 mil euros, comparticipado em 10 por cento pela Junta de Freguesia de Ermesinde.
Jorge Videira, presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde, aproveitou a cerimónia de aniversário para agradecer o apoio que tem recebido das juntas de Freguesia de Alfena e de Ermesinde, designadamente na comparticipação do investimento na aquisição de viaturas, desafiando o presidente da Câmara de Valongo a ser o próximo a ajudar a corporação na aquisição de uma viatura de combate a incêndios, cuja candidatura ao programa comunitário Norte 2020 já foi apresentado.
Corporação apresentou candidatura a fundos comunitários para nova viatura de combate florestal
Momentos antes da cerimónia, Jorge Videira explicava que para este novo ano de vida da corporação espera poder continuar a prestar socorro à população de acordo com a missão dos bombeiros, ressalvando porém que seria importante alcançar muitas coisas que ainda são necessárias, como um maior número de associados e a comparticipação da Câmara Municipal e das juntas de freguesia na aquisição de novas viaturas. É que para além desta nova ambulância de socorro hospitalar, a sexta da corporação com capacidade de fazer serviço do INEM, os Bombeiros de Ermesinde precisam ainda de uma viatura de combate florestal e de uma ambulância de transporte de doentes. Uma ajuda muito importante seria o aumento do número de associados. Segundo Jorge Videira já foi dado início à campanha de angariação de novos sócios, mas não com o vigor desejado. Por isso estão a ser criados grupos de trabalho que terão como missão cativar novos sócios. Neste momento os Bombeiros Voluntários de Ermesinde contam com 7500 sócios, com a cotas em dia.
“Estamos disponíveis para ajudar no que é possível”
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, aproveitou para sublinhar que o município apoia as corporações de Valongo e Ermesinde com subsídios anuais na ordem dos 200 mil euros, realçando o mérito do trabalho dos soldados da paz. Quanto ao desafio lançado por Jorge Videira, o autarca disse: “Retive o pedido”. “Estamos disponíveis para ajudar no que é possível”, acrescentou, aproveitando para deixar aos cidadãos presentes o apelo para que todos se tornem sócios. “É importante que se juntem aos bombeiros. Se todos fossem sócios, dariam uma ajuda muito importante”, sublinhou.