Uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Penafiel sofreu um despiste e capotou, no passado sábado, numa movimentação entre incêndios rurais. Um bombeiro sofreu apenas escoriações, mas “os danos no veículo são elevadíssimos, eventualmente perda total”, lamenta a associação humanitária. “Irá ser um problema sério para a nossa corporação, face à época que incêndios rurais que se avizinha”, acrescentam numa publicação na rede social Facebook.
No sábado, os Bombeiros de Penafiel tiveram de dar resposta a sete ignições de incêndios rurais em apenas uma hora, explicam. Isso “exigiu uma movimentação elevada de operacionais e veículos para garantir a resposta eficiente a todas ocorrências” e “durante a movimentação de veículos entre as diferentes ocorrências, um veículo tanque sofreu um despiste, tendo capotado”.
O prejuízo é para a corporação, adiantam. “Os Bombeiros não vão receber qualquer reembolso ou subsídio pela perda do veículo, dado que o acidente foi fora da época de incêndios rurais (que inicia a 15 Maio), ficando o prejuízo a cargo dos bombeiros”, referem. Até ser possível ter nova viatura, “o veículo que substituirá o actual tem mais de 40 anos, menos capacidade de água e não oferece as melhores condições de segurança”. “Na candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência para reforço da capacidade operacional do corpo de Bombeiros, com um veículo tanque todo terreno, não fomos seleccionados, porque não temos mancha florestal suficiente, contudo continuamos a ser aqueles que mais incêndios temos a nível nacional e quando necessário combatemos fora das nossas áreas florestais”, recorda a corporação.
À semelhança do que já aconteceu recentemente, os Bombeiros de Penafiel denunciam, na mesma publicação, que “as ignições que têm ocorrido levantam novamente sérias suspeitas em relação à origem, causando perdas de equipamentos e despesas avultadas aos Bombeiros”. Pedem assim um reforço na averiguação pelas entidades competentes e apelam à população e entidades que possam ajudar a conseguir fundos para um novo veículo.
Como já escrevi há alguns anos atrás, fora da época de incêndios, quando houver fogos rurais, os Bombeiros da zona NÃO DEVEM SAIR. Devem comunicar à GNR para ir “multar o incêndio”, e chamar os CB’s de fora da zona porque, esses, se tiverem acidentes, serão ressarcidos.
Quem faz estas leis, nunca saiu dos gabinetes, nem fez serviços de voluntariado.
Guardem os valores que pagam a essa gente, e paguem os prejuízos a quem trabalha sem ganhar.
Comments are closed.