Os Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa, em Penafiel, têm um novo 2.º comandante e também um adjunto de comando. José Morais e Pedro Santos, respectivamente, tomaram posse numa cerimónia que decorreu no final da semana passada.
Com a nomeação destes bombeiros fica completa a reestruturação da estrutura de comando, depois da saída de José Barbosa e de José Nunes.
A cerimónia de tomada de posse decorreu na noite de sexta-feira da semana passada e tornou José Morais o 2.º comandante da corporação de Paço de Sousa, enquanto Pedro Santos foi empossado adjunto de comando. O primeiro tem 56 anos, 39 dos quais passados como bombeiro. O segundo chega à estrutura de comando com 33 anos. Pedro Santos é bombeiro há 16 anos e, tal como José Morais, é considerado “um filho da casa”.
Para o comandante Adelino Correia, “são estes momentos simples que marcam a vida desta associação”. O líder do corpo activo aproveitou o momento para também agradecer o trabalho que tem vindo a ser feito por toda a corporação, o que, disse, facilita o cumprimento dos objectivos.
Já o presidente da direcção, Felismino Madeira, lembrou o processo que levou à troca dos elementos de comando. “Ao longo dos últimos dois anos, passámos por um processo árduo, mas felizmente e com a colaboração de todos, a associação conseguiu mudar toda a estrutura de comando de forma pacífica”, lê-se num comunicado.
Recorde-se que, em Setembro de 2014, o comandante José Barbosa e o 2.º comandante José Nunes entraram em conflito com a direcção devido à nomeação de um adjunto de comando. O nome proposto pelo comandante foi recusado pela direcção e José Barbosa e José Nunes demitiram-se.
Na sequência desta controvérsia, Adelino Correia foi escolhido para liderar a corporação. A tomada de posse aconteceu no Verão do ano passado e agora a estrutura de comando fica completa.