Foto: INEM

A partir deste domingo, os Bombeiros Voluntários de Lordelo passam a ter um Posto de Emergência Médica (PEM) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em funcionamento. Trata-se de um dos três novos PEM protocolados pelo INEM no ano passado.

O objectivo é melhorar a resposta a emergências médicas pré-hospitalares. A corporação foi dotada de uma ambulância de socorro do INEM, disponível 24 horas por dia para atender aos pedidos de ajuda de quem liga 112.

“É uma viatura capaz de corresponder às necessidades da nossa zona operacional. Tínhamos um volume de urgências que justificava este Posto de Emergência Médica”, defende o presidente da direcção da corporação de Lordelo. “Ainda esta semana tivemos, ao mesmo tempo, as nossas quatro ambulâncias paradas no quartel e, apenas uma a duas horas depois, tivemos que recorrer a Rebordosa para prestar socorro porque já tinham saído todas”, acrescenta Miguel Ferreira.

O dirigente acredita por isso que, esta nova ambulância, será “uma mais-valia e vai reforçar a capacidade de socorro” da instituição.

No ano passado a corporação de Lordelo teve 1.309 urgências e, este ano, foram já cerca de 206 as urgências registadas. Recorde-se que os Bombeiros de Lordelo servem a freguesia com o mesmo nome e ainda parte das freguesias de Vilela e Duas Igrejas.

Esta nova ambulância obrigou a dar mais formação aos bombeiros que vão manter o funcionamento da viatura 24 horas por dia. Ao todo 24 elementos da corporação fizeram o curso de Tripulante de Ambulância de Socorro – TAS num investimento de cerca de 15 mil euros, destaca Miguel Ferreira.

A nova ambulância chega esta sexta-feira e arranca ao serviço na próxima semana.

No domingo será realizada a bênção da viatura por D. António Taipa, Bispo Auxiliar do Porto, pelas 10h00. Na cerimónia estão previstas as presenças do secretário de Estado da Saúde, Fernando Araújo; do presidente do Conselho Directivo do INEM, Luís Meira; e do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, entre outras entidades.

Segundo o INEM, existiam, no ano passado, 316 ambulâncias em funcionamento em PEM. Em 2017, foram assinados 41 protocolos com corpos de bombeiros para substituir viaturas mais antigas. O INEM definiu ainda que serão substituídas mais 75 ambulâncias por ano, até 2021, para renovar a frota na totalidade, num investimento de 50 mil euros por ambulância. Nesse plano de renovação estão já incluídas as corporações de Paços de Ferreira e Rebordosa.

Foi também no ano passado que o INEM  celebrou os três protocolos para constituição de novos Postos de Emergência Médica, para dar respostas às necessidades de cuidados pré-hospitalares da população, potencializando a assistência médica pré-hospitalar a situações de acidente ou doença súbita. Além da corporação de Lordelo foram ainda beneficiadas as corporações de Bombeiros de Carcavelos e São Domingos de Rana e Trafaria.