Dois bombeiros de Baltar ajudaram, este sábado, uma bebé a nascer. Quer a mãe quer a menina, chamada Beatriz, estão bem de saúde.
A chamada chegou ao quartel dos Bombeiros de Baltar dando conta de uma mulher em trabalho de parto logo de manhã, pelas 7h45.
Manuel Duarte e Filipe Santos foram os bombeiros que acorreram ao local, também em Baltar, muito próximo do quartel. “A VMER já vinha a caminho, mas quando chegamos lá a mulher já estava em trabalho de parto. Fizemos uma avaliação, para ver se ainda dava para chegar ao hospital, mas já estava com contracções de minuto a minuto”, explica Filipe Santos. Quando a equipa da viatura médica de emergência do Vale do Sousa chegou, o parto já estava a terminar, refere o soldado da paz. A bebé nasceu dentro da ambulância à porta do prédio onde vivem os pais. Esta foi a primeira filha do casal. Mãe e bebé foram depois transportadas ao Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Para Manuel Duarte esta foi a primeira experiência deste género. Mas para Filipe Santos ajudar crianças a nascer já não é novidade.
“Esta foi a quarta vez que ajudei num parto. O primeiro aconteceu logo quando eu tinha 18 anos e ainda era bombeiro da corporação de Rebordosa, mas curiosamente foi aqui em Baltar. Tivemos que parar pelo caminho e nasceu na ambulância”, conta o bombeiro de 34 anos. “O importante é que sempre correu tudo bem”, acrescenta.