Os 12 blocos do Bairro Dr. Abílio Moreira, em Lousada, vão ser alvo de obras exteriores de reabilitação orçadas em três milhões de euros.
Segundo a Câmara de Lousada, que reuniu com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e a secretária de Estado da Habitação, está já concluído o projecto de arquitectura e falta a execução das especialidades. “Estão a ser dados avanços importantes para que as obras, há muito esperadas, sejam uma realidade, para os moradores do bairro”, salienta nota de imprensa.
“A autarquia está a acompanhar todo o processo, tendo sido importante a disponibilidade demonstrada pela directora do IHRU Norte, Ana Cruz, e da secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves”, informa a mesma fonte, lembrando que dos 12 blocos há dois detidos, na maioria, por proprietários privados.
“Nesse sentido, foi também realizada a primeira reunião com os proprietários do bloco M para que a respectiva assembleia de condóminos pudesse decidir e deliberar a adesão às obras mediante o acordo destes proprietários. Segue-se, numa outra data, a reunião com os proprietários privados do bloco L”, ressalva a Câmara. Já nos outros blocos, “o IHRU é o proprietário maioritário das fracções e decide em conformidade”.