O bloco de partos do Hospital de Penafiel vai manter-se aberto, ininterruptamente e sem constrangimentos, até final de Março deste ano.
No âmbito da operação ‘Nascer em segurança’, este e todos os blocos de parto das regiões Norte e Centro, bem como do Alentejo, estarão abertos no primeiro trimestre de 2023, anunciou a direcção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Uma decisão tomada pelo “impacto direto que tem nas grávidas, recém-nascidos e suas famílias, a rede de serviços de urgência de ginecologia e obstetrícia merece atenção prioritária, sendo essencial salvaguardar os princípios da equidade, qualidade, prontidão, humanização e previsibilidade dos cuidados prestados no SNS”, lê-se numa nota enviada às redações.
Os resultados deste plano estratégico “serão avaliados pela DE-SNS, durante o primeiro trimestre”, revela o documento que promete informar as decisões para os trimestres seguintes, nomeadamente para os meses de Verão.
Assim, para já, é certo que, mesmo a nível nacional, nenhum bloco de partos vai fechar a título definitivo, assegura o Governo.