D. Manuel Linda, Bispo do Porto, anunciou através do site da Diocese do Porto um conjunto de nomeações de novos párocos para as diferentes vigararias.
Segundo a informação divulgada, há mexidas nas de Castelo de Paiva-Penafiel, Paços de Ferreira e Paredes.
“Os sacerdotes destinam-se a toda a Diocese e são distribuídos de acordo com as necessidades actuais e as projecções futuras. Por esta razão, o processo das colocações jamais pode ser visto como mero preenchimento dos lugares ‘vagos’, mas antes como tentativa de, desde já, responder ao futuro, tendo em atenção o contexto: número de sacerdotes existentes nessa zona, suas idades e saúde, tarefas que lhes estão distribuídas, número e qualidade dos colaboradores, etc”, refere o Bispo.
Na vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel o padre José Avelino Torres Moreira assume as funções de Pároco de Boelhe (S. Gens), Cabeça Santa (Divino Salvador) e Peroselo (Nossa Senhora da Visitação), sendo dispensado das anteriores e deixando essas paróquias o padre Ariosto dos Santos Nascimento e o padre Filipe Manuel da Costa e Silva.
Na vigararia de Paços de Ferreira, o padre Edgar Manuel Ferreira Leite assume as paróquias de Lamoso (Stª Maria), Penamaior (Divino Salvador) e Sanfins de Ferreira (S. Pedro), antes tuteladas pelos párocos José Augusto Ribeiro Ferreira e Tiago Nuno de Castro Santos.
Já na vigararia de Paredes o padre Álvaro Gaspar Rodrigues torna-se pároco de Besteiros (S. Cosme e S. Damião) e Sobrosa (Stª Eulália) e o padre Igor André Barbosa de Oliveira, vigário das mesmas paróquias, sendo ambos dispensados das funções anteriores. O pároco Paulo Jorge Carvalho Pinto passa para Lordelo (S. Salvador), sendo dispensado do múnus de Pároco de Beire (S. Miguel) e mantendo os restantes, tornando-se Armando Mendes Neto pároco de Beire (S. Miguel). O padre Rui Manuel Dias Martins Pinheiro é “dispensado do múnus de pároco de Lordelo (S. Salvador)”, diz a Diocese. A Paróquia de Lordelo emitiu, entretanto, um esclarecimento à população, referindo que apesar do pároco ser “dispensado” continuará “ao serviço da comunidade”.
Ricardo José da Rocha Teixeira assume as funções de pároco de Cristelo (S. Miguel) e Vigário Paroquial de Duas Igrejas (Stª Maria), sendo o padre Marcelino Teixeira de Freitas dispensado do múnus de pároco de Cristelo (S. Miguel) e mantendo as restantes funções sacerdotais.
Houve ainda nomeados para as vigararias de Amarante, Arouca – Vale de Cambra, Baião, Espinho-Ovar, Felgueiras, Maia, Porto Nascente, Porto Poente, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia-Norte, assim como um novo chefe do gabinete episcopal.
* Notícia actualizada às 17h45 com o esclarecimento da Paróquia de Lordelo.
por favor verifiquem o que escreveram…na Par´quia de Lordelo Paredes o sr.Padre Rui continua a ser o Padre da freguesia de LORDELO.nao fica dispensado…e sim passa a ser AUXILIADO pelo Sr.Padre Paulo ….
Boa tarde. Agradecemos o seu comentário. A informação divulgada pela Diocese do Porto é de que o senhor Pe. Rui Manuel Dias Martins Pinheiro é “dispensado do múnus de Pároco de Lordelo (S. Salvador)”. Pode confirmar todos os dados aqui: https://www.diocese-porto.pt/pt/documentos/actos-oficiais/nomea%C3%A7%C3%B5es/nomea%C3%A7%C3%B5es/2021/julho/
Até breve.
Comments are closed.