O Bispo D. Ximenes Belo, Prémio Nobel da Paz, foi orador nas XIII Jornadas Sociais em Lousada, abordando o tema “O poder da colaboração”.
Para o bispo, a colaboração é palavra-chave para tudo na vida, segundo refere um comunicado da autarquia. “O bem comum permite o desenvolvimento social e cultural das pessoas, é essencial para a salvaguarda da independência, permite ainda a convergência de sinergias”, referiu, citado no comunicado. A cooperação é também “fundamental para o bem comum e, a nível internacional as Organizações Não Governamentais são parceiras essenciais para o desenvolvimento”, acrescentou.
D. Ximenes Belo afirma que “é necessário despertar o sentido da dignidade humana, respeitar as pessoas e unir forças”, acrescentando que as autarquias têm um papel importante no que respeita ao envolvimento de novos actores da sociedade civil, “numa época em que os desafios para o desenvolvimento sustentável e o envolvimento da comunidade são cada vez maiores”, refere o documento.
O presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, durante a sua intervenção, no dia 31 de Maio, destacou que o “município tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho com uma matriz de elevada colaboração, tendo sido pioneiro em vários projectos, nomeadamente o MEISI – Modelo Estratégico de Intervenção Social Integrada, que coloca os vários actores a trabalhar de modo articulado, ao nível da intervenção social”.