Perante a pandemia causada pelo COVID-19, em que a regra é ficar em casa, a Câmara de Lousada adaptou o projecto BioLousada.
A partir desta sexta-feira, e todas as semanas, através da tecnologia, o projecto vai chegar a casa das pessoas.
“Tal como a natureza, o município de Lousada e a equipa Lousada Ambiente ajustam-se e adaptam-se às condições, para ganhar resiliência e capacidade de ultrapassar obstáculos. Queremos que fique em casa. Como não pode vir até nós, levamos o BioLousada até si. Enquanto o isolamento durar, conte connosco, todas as sextas-feiras, às 21h00”, prometem.
Ao Verdadeiro Olhar, Manuel Nunes, vereador do Ambiente, explica o porquê que decidiram manter este projecto ao invés de o cancelar, como aconteceu com outras iniciativas. “Consideramos importante manter as pessoas motivadas e a tratar da sua saúde mental também. Este período de reclusão pode ser sufocante, sendo importante ouvir outras coisas e participar, na medida do possível, em eventos culturais e informativos, como o BioLousada. Havendo esta alternativa, achámos melhor ajustar o programa, mas mantê-lo activo, e retribuir a dedicação a que o público nos habituou”, refere.
Esta pode ser uma oportunidade, reconhece, de até mais pessoas participarem nas sessões. “Pelo menos as pessoas de mais longe poderão, por fim, participar, sem ‘perder’ tempo ou custos de deslocação. Este ajuste acaba por tornar as sessões mais acessíveis a todos”, acredita.
Segundo Manuel Nunes, a sala virtual montada todas as sextas-feiras, a partir das 21h00, decorrerá à semelhança do que sucede na maioria das aulas ou “webinars”. “O orador partilhará o seu ecrã enquanto apresenta os conteúdos a transmitir. No final, com as câmaras, haverá sessão de debate”, diz.
Devido a esta pandemia, a maioria dos projectos da Câmara de Lousada que requerem trabalho de campo estão suspensos, por motivos de segurança pública.
O vereador refere que estão a ser mantidas as intervenções de fiscalização e monitorização estritamente necessárias e que todo o resto do trabalho passou a ser online, quando possível.
O BioLousada é um programa de sensibilização ambiental, iniciado em 2016 por acção da Câmara Municipal de Lousada em parceria com a Associação BioLiving e o apoio da Universidade de Aveiro. Inclui um conjunto diverso e significativo de iniciativas dedicadas à descoberta e divulgação da fauna e flora das terras de Lousada. À semelhança dos outros projectos ambientais do município quer envolver os cidadãos na valorização e protecção dos valores naturais do território.
A primeira sessão decorre já esta sexta-feira, com Bernardo Conde, com o tema “Compreender o mundo através da Viagem”.