Foi em 2016 que o Bankinter chegou a Portugal com o objetivo de apoiar as famílias e as empresas a realizarem os seus projetos e contribuir para o crescimento da economia. Cinco anos depois, Ilídio Lima, diretor da agência do Bankinter de Paredes, que também serve os concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel, faz o balanço da atividade do Banco na região e traça as principais linhas de atuação para o futuro.
Como é que o Bankinter tem servido os clientes da nossa região?
O Bankinter diferencia-se pela prática de uma banca de proximidade, de aconselhamento financeiro especializado e pela disponibilização de soluções de tesouraria e creditícias adaptadas às diferentes necessidades dos seus clientes particulares e empresariais.
No caso concreto da nossa região e atendendo aos importantes núcleos empresariais existentes quer no concelho de Paredes, quer nos concelhos de Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel, que também servimos, trabalhamos com clientes particulares e empresas que, na sua grande maioria, têm ligações a esses grandes polos industriais, o que faz com que seja fundamental conhecer muito bem as suas especificidades e necessidades.
Assim, diariamente a experiente equipa do Bankinter em Paredes procura manter um nível de serviço de excelência, suportado pela proatividade e contínua disponibilidade para acompanhamento por via presencial, telefónica e digital, de forma a apoiar atempadamente os nossos clientes nas várias etapas da sua vida financeira, seja para aquisição de casa por um cliente particular, seja para apoiar o processo de internacionalização de uma empresa, entre muitas outras.
Quer especificar que soluções o Bankinter apresenta para o segmento dos particulares?
Para os clientes particulares, apresentamos a Conta Mais Ordenado, a melhor conta à ordem de toda a banca nacional, distinguida com o prémio “Cinco Estrelas” entre 2018- 2020 na categoria Banca – Conta Ordenado (atribuído pela U-Scoot), que oferece uma remuneração de 5% no 1º ano e de 2% no segundo ano, até um saldo máximo diário de cinco mil euros, e, muito importante, não tem comissões de manutenção.
Apresentamos também aquelas que são seguramente as soluções mais interessantes de Crédito Habitação disponíveis no mercado, com destaque para a competitividade da nossa oferta de Taxa Fixa, que permite aos clientes acautelarem a futura subida das taxas de juros, mas também ao nível de taxas variáveis, onde o Bankinter apresenta aquele que é atualmente o spread mais baixo do mercado: 0,95%.
De referir também o facto de dispormos de uma equipa de profissionais certificados e especializados no aconselhamento financeiro de excelência e que estão particularmente bem preparados para apoiar os clientes dos segmentos Premier e Private a rentabilizarem os seus investimentos, mediante uma avaliação rigorosa das suas necessidades e perfil de risco. Neste capítulo, cabe referir a oferta de fundos PPR desenvolvida pela Gestora de Activos do Bankinter ou as soluções de Banca Privada destinada a clientes com necessidades específicas de gestão do seu património, de que é exemplo a primeira Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) que o Bankinter criou em conjunto com a Sonae Sierra.
“O Bankinter diferencia-se pela prática de uma banca de proximidade, de aconselhamento financeiro especializado e pela disponibilização de soluções de tesouraria e creditícias adaptadas às diferentes necessidades dos seus clientes particulares e empresariais.”
E para os clientes empresariais?
O apoio às empresas, que está inscrito no próprio ADN do Bankinter, assume particular importância nos concelhos de Paredes, Lousada, Paços de Ferreira e Penafiel, região que graças ao dinamismo e capacidade dos seus empresários e trabalhadores é um dos pulmões industriais do país e um autêntico “ponta-de-lança” no processo de recuperação e internacionalização da economia portuguesa.
Por isso, desde que chegámos a Portugal temos introduzido um conjunto de soluções verdadeiramente diferenciadoras e inovadoras para as empresas, de que são exemplo a Plataforma de Negócio Internacional, através da qual o cliente pode criar, gerir, acompanhar todas as suas operações de importação ou exportação, ou o Crédito Multilinha, uma solução única no mercado que permite o acesso e a gestão eficiente dos limites e tipologias de crédito, através de um único contrato.
Falou de recuperação da economia. O Bankinter esteve entre os primeiros bancos a criar medidas especiais de apoio aos seus clientes durante a pandemia de COVID-19…
De facto tentamos estar muito próximos dos nossos clientes, procurando ativamente antecipar necessidades e apresentar soluções que permitam concretizar e proteger projetos particulares e empresarias que não podem esperar pelo amanhã.
Foi esta proximidade que, perante um acontecimento de tal magnitude, permitiu ao Bankinter enfrentar a pandemia sempre ao lado dos seus clientes cujos níveis de superação e resiliência já permitem, aliás, perspetivar um futuro auspicioso.Assim, logo em março de 2020 lançámos as nossas próprias moratórias para clientes particulares e empresas. Mas não ficámos por aqui: acelerámos o investimento que já estava em curso naquilo a que chamamos “proximidade digital” e que se materializa no reforço da capacidade de comunicação e de acompanhamento dos Clientes através das novas plataformas, nomeadamente do Homebanking, do Whatsapp e da Banca Telefónica e que inclui, por exemplo, soluções como o crédito habit@ção_digital ou a possibilidade de abertura de conta 100% digital, entre outras.
“A solidez que é uma das características que melhor definem o Bankinter e que os clientes mais valorizam na hora de escolherem um parceiro para a gestão da sua vida financeira.”
O Grupo Bankinter foi fundado há 55 anos em Espanha. Há cinco anos, chegou a Portugal. O que é que destaca neste percurso?
A nível global, destaco sem dúvida a solidez que é uma das características que melhor definem o Bankinter e que os clientes mais valorizam na hora de escolherem um parceiro para a gestão da sua vida financeira. Solidez essa que voltou a ser confirmada no passado mês de julho pelo facto de o Grupo Bankinter ter ficado no Top 3 a nível europeu e em 1º lugar em Espanha nos testes de stress realizados pela EBA (Autoridade Bancária Europeia), uma classificação que comprova que o Bankinter é uma das instituições financeiras mais sólidas e solventes com uma rentabilidade e qualidade de ativos notável no setor financeiro ibérico e europeu.
Ainda neste capítulo, permito-me salientar o facto de o Bankinter ter terminado o ano de 2020 com um invejável rácio de capital CET1 fully loaded de 12,3%, muito acima do mínimo de 7,7% exigido pelo BCE, e de estar qualificado pelas principais agências de rating (Moody’s e Standard & Poor’s), como “investment grade”, ou seja, salvaguardado do risco de incumprimento.
Não posso deixar de referir também as várias distinções que o Bankinter Portugal tem recebido: este ano, fomos eleito «Escolha do Consumidor» pela segunda vez consecutiva, na categoria «Pequenos e Médios Bancos» pela “Consumer Choice 2021”, recebemos a certificação “Top Employer”, atribuída pelo Top Employers Institute, e fomos ainda, reconhecidos com o prémio “Cinco Estrelas” atribuído pela U-Scoot, na categoria “Banca – Crédito Habitação”.
Estas distinções são importantes, não tanto em si, mas sobretudo por representarem o reconhecimento público do entusiamo, da inovação e da dedicação que o Bankinter e toda a sua equipa, de Norte a Sul do país, colocam na prestação de um serviço de excelência aos seus clientes, apresentando soluções cada vez mais adequados às suas diferentes necessidades financeiras.
Além da Paredes, como é que o Bankinter está distribuído a nível nacional?
Atualmente, o Bankinter Portugal dispõe de uma rede nacional composta por 81 agências, 4 Centros de Private Banking, 10 Centros dedicados a Empresas e 2 Centros Corporate. A nível internacional, além de Espanha, estamos presentes na Irlanda e no Luxemburgo.
Mas, nada melhor do que uma visita à agência do Bankinter em Paredes para se ficar a conhecer a nossa gama de soluções e serviços. Por isso, aqui fica o convite a todos os clientes, atuais e futuros, para virem à nossa agência, situada na Rua Dr. António Mendes Moreira, 1, junto ao Parque da Cidade, ou, em alternativa, para um contacto através do email paredes.pt@nullbankinter.com ou do número de telefone 255 780 420.