Fundada em 1941, a Banda Musical de Paço de Sousa está a comemorar o 75.º aniversário. A data é assinalada hoje com um jantar, com representantes da Câmara Municipal de Penafiel, da Junta de Freguesia de Paço de Sousa, de elementos das colectividades da vila, apoiantes, sócios e amigos da banda.
Mas a festa não termina por aqui. Segundo, Ricardo Soares, maestro e vice-presidente da Banda Musical de Paço de Sousa, vão ser realizados, entre Setembro e Novembro, concertos gratuitos que vão juntar a banda paçosousense com bandas militares. Há três datas já definidas. A 30 de Setembro (ou 1 de Outubro) virá a Paço de Sousa a Banda da Força Aérea; a 15 de Outubro, a Banda da Armada e a 5 de Novembro a Banda Sinfónica da GNR. Os concertos irão decorrer no Salão Paroquial de Paço de Sousa, sempre pelas 22h00, sendo a entrada livre.
Ricardo Soares garante que esta banda, com 70 elementos entre os 12 e os 70 anos, tem sido capaz de renovar-se, tendo crescido nos últimos anos. “Temos mais de 30 alunos na escola de música o que nos vai permitindo rejuvenescer”, explica.
Em ano de aniversário conseguiram também renovar alguns dos instrumentos, adquirindo novo material. Um outro projecto a curto/médio prazo passa pela gravação de um CD.
A Banda de Paço de Sousa surge na junção de uma antiga banda, fundada em 1880, em S. Lourenço, com o Grupo Musical de Diogo de Melo. Mais tarde, juntaram-se à formação também o Grupo Musical “Os bons amigos de Salvador de Paço de Sousa” e o “Grupo Musical de S. José”. “Nos primeiros tempos os ensaios realizavam-se em diversos lugares e foi nas festas do 13.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa que a passou a denominar-se Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa”, diz o historial da associação.
Em 1969, foi construída a primeira sede da Banda e, em 1980, passa a chamar-se Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa. Em 2005, foi inaugurada a nova sede, em Vale Formoso.
Foi também no final desse ano que Ricardo Soares, clarinetista do grupo desde 1989, assumiu a regência da Banda.
A maioria dos 70 músicos que compõem a banda começou em Paço de Sousa a sua formação musical. A Escola de Música da Banda tem formado dezenas de alunos que integram depois a Banda.
Em 2013, foi criada a Orquestra Juvenil da Banda de Paço de Sousa, que é constituída por alguns dos jovens músicos da Banda e da Escola de Música da Banda.