São 700 mil euros que vão servir para apoiar cerca de 300 comerciantes de Paredes, uma verba que será canalizada para a transformação digital que vai acontecer em 20 ruas da cidade.
A verba é do PRR, Plano de Recuperação e Resiliência, e surge no âmbito do programa Bairros Comerciais Digitais, e envolve a Câmara Municipal e a Associação de Empresas de Paredes.
“Dinamizar o comércio do centro da cidade, através da transformação digital e fomentar o crescimento económico” é o objetivo deste programa, através do qual será criada uma plataforma online que vau dar visibilidade ao comércio de rua.
“Será criado um marketplace, um website e uma aplicação (App), onde cada comerciante poderá expor os seus produtos e serviços de forma online, atraindo mais clientes. Paredes passará a funcionar como um grande centro comercial digital”, especifica a autarquia.
Desigando localmente como ‘Paredes Comércio de Rua Digital’ vai oncluir comércio e serviços, restauração e turismo, numa plataforma que pode aglutinar, na primeira fase, até 100 comerciantes e onde será possível apresentar produtos para venda online, assim como fazer reservas ou encomendas, permitindo “uma comunicação mais eficaz entre o comerciante e o consumidor”.
Para tla, os logistas terão acesso a formação para meios digitais, de forma a poderem utilizar as novas tecnologias de forma simples e prática.
O segundo ponto deste projeto corresponde à aplicação de painéis informativos em pontos de estacionamento para a “facilitação” informativa da digitalização da experiência de consumo. Por exemplo, vão ser colocados painéis e mupis digitais a informar o número de lugares de estacionamento, “em tempo real” no parque P1 – Largo da Feira, P2 – Estação de Comboio, P3 – Pavilhão Multiusos e P4 – Avenida da República.
Além dos painéis digitais, que disponibiliza informação sobre comércio em geral e os parques de estacionamento, será ainda reforçada a cobertura de rede Wi-Fi em todo o bairro digital e centros de informação digital com painéis eletrónicos.
O programa Bairros Comerciais Digitais, lançado no âmbito do PRR, nasceu com o objetivo de modernizar o comércio de proximidade em todo o país, tendo mais de uma centena de projetos aprovados, o que equivale a mais de 25 mil lojas e a um investimento global de 77,5 milhões de euros, números avançados, há cerca de um ano, pela Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.