Vitorino Fernandes, de São Martinho de Recesinhos, Penafiel, comemora hoje 107 anos de idade. O avô mais velho do concelho está isolado em casa, com a filha e o genro, mas teve uma participação especial no programa da Cristina, na SIC, para assinalar a data.
Por videochamada, o homem mostrou-se bem de saúde e alegre por chegar a esta idade. Disse mesmo querer chegar aos 110 anos. “Poupei-me em novo”, disse a Cristina Ferreira.
A filha, Armandina, lembrou que o pai viveu sozinho dos 80 aos 103 anos. “Partiu o fémur e aí precisou de ajuda. Se não fosse isso se calhar ainda vivia sozinho”, contou.
Vitorino Fernandes já viveu guerras mundiais e mesmo a gripe espanhola. “Morreu o meu irmão e nos funerais eram enterradas três e quatro pessoas. Ainda me lembro”, afirmou o sénior.
Sorridente, o penafidelense ouviu os parabéns da apresentadora, da filha e do genro e da neta e bisneta. Ele também cantou.
Desafiado a chegar até aos 108 anos para ir ao programa, Vitorino Fernandes tinha resposta na ponta da língua: “Está bem. Muito obrigado. Eu peço um dia de cada vez para chegar aos 110 anos”.
Vitorino é o avô mais velho de Penafiel e já foi homenageado várias vezes. Teve quatro filhos e tem já vários netos e bisnetos. Fez a quarta classe e foi alfaiate de profissão. Aos 80 anos ficou viúvo e foi “pastor e cozinheiro”. Viveu sozinho durante 23 anos.
Com 107 anos mantém-se lúcido, apenas ouve mal.