As câmaras de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Valongo e a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa vão assinar um acordo de colaboração “com o objectivo de se iniciarem os estudos para a viabilidade de construção da nova linha ferroviária do Vale do Sousa e implementação do respectivo traçado”, informa a autarquia de Paços de Ferreira depois de uma reunião online dos autarcas.
“A avaliação preliminar consistirá no desenvolvimento dos seguintes estudos: estudo das condições para implementação de um sistema ferroviário, incluindo modelo de exploração, até Março de 2021; O estudo de viabilidade técnica e ambiental (EVTA), até Julho de 2022; o estudo de procura, até Julho de 2021 e a análise Custo-Benefício (ACB) até Outubro 2022”, informa a mesma fonte. O município pacense adianta ainda que já entregou à CIM do Tâmega e Sousa as plantas de ordenamento do território que permitirão desenhar o traçado da linha ferroviária a passar no concelho.
A Linha do Vale do Sousa integra o Plano Nacional de Investimentos 2020/2030.
O estudo mais recente estimava um investimento de 181 milhões de euros para construir o traçado que pretende ligar Valongo a Felgueiras, passando por Paços de Ferreira, Paredes e Lousada.
O relatório final do “Estudo para a Estratégia Ferroviária da CIM do Tâmega e Sousa” prevê ainda um investimento de 27 milhões de euros em material circulante.
O projecto, defendido pelos autarcas destes cinco concelhos como essencial à coesão do território, ia ajudar a fixar a população e a atrair mão-de-obra necessária para as empresas da região e trazer melhorias de competitividade e mobilidade da região, a nível interno e na ligação ao Porto. Em termos de tempo, a ligação de Felgueiras ao Porto passaria a ser feita em 51 minutos, de Lousada ao Porto em 43 minutos e de Paços de Ferreira ao mesmo destino 35 minutos. O estudo estima que 7,2 milhões de passageiros usem a Linha do Vale do Sousa anualmente.
Este projecto está a ser defendido pelos autarcas desde 2018.