A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, entregou, na sexta-feira, ao presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito, os diplomas referentes ao Programa de Requalificação e Alargamento da Rede Equipamentos Sociais para a criação de 13 novas creches e berçários no concelho, informou a autarquia.
“Serão 536 novas vagas para bebés e crianças até aos três anos de idade”, acrescentou a edilidade nas redes sociais, referindo ainda que a estas 13 novas creches e berçários juntam-se uma Estrutura Residencial Para Idosos, um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, uma Residência de Autonomização e Inclusão, e mais três equipamentos de IPSS’s do concelho.
“Segue-se agora a abertura dos concursos públicos para a construção destes novos espaços e a realização das respectivas obras, todas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Serão instaladas em Paços de Ferreira, Freamunde, Carvalhosa, Lamoso, Arreigada, Ferreira, Frazão, Eiriz, Figueiró, Meixomil, Penamaior, Sanfins e Seroa. “Simultaneamente, irão também nascer duas novas creches e berçários, uma em Raimonda (da responsabilidade do Centro Social e Paroquial desta freguesia) e outra na Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso”, lembra a nota publicada.
O município argumenta que “Paços de Ferreira será assim o primeiro concelho do país a ter oferta de creches e berçários para todos os bebés e crianças que aqui nasçam e residam”, sendo as mesmas gratuitas. “Essa gratuitidade, que iniciará este ano para as crianças nascidas a partir de 1 de Setembro de 2021, será progressivamente alargada, até 2024, a todos os bebés e crianças”, recorda a Câmara de Paços de Ferreira.