Fotografia: PS Lousada

Pedro Machado foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Lousada. Nestas autárquicas, o candidato do PS aumentou o score eleitoral sobre o candidato da Coligação Lousada Viva (PSD/CDS-PP), encabeçado por Leonel Vieira.

A candidatura socialista aumentou a votação para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal, mantendo o mesmo número de Juntas de Freguesia e aumentando a representação na Assembleia Municipal.

O candidato socialista que há quatro anos tinha ganho por 49,66% contra 44,82% da Coligação Lousada Viva, aumentou o score eleitoral para 53,05% contra 41,55% da Coligação de centro direita.

Infografia: MAI

A CDU obteve 1,59% dos votos e o Bloco de Esquerda, que se candidatou pela primeira vez no concelho, conquistou 1,28% dos votos.

Quanto a mandatos, o PS manteve o mesmo número de mandatos de há quatro anos 4 contra 3 da Coligação Lousada Viva.

Nas assembleias de freguesia, há oito presidentes de junta eleitos pela coligação e sete pelo PS.

O candidato de Vilar do Torno e Alentém, que há quatro anos concorreu como independente, neste escrutínio eleitoral concorreu pelo PS e venceu novamente. O PS perdeu a freguesia de Sousela para a Coligação Lousada Viva conquistando, no entanto, a freguesia de Macieira que era liderada pelo PSD/CDS-PP.

Infografia: MAI

Para a Assembleia Municipal, o PS obteve mais dois mandatos que a Coligação, 12 contra 9, conseguindo também a maioria.

A abstenção no concelho foi inferior a 30%.

Conheça os resultados de todas as freguesias aqui.

As Reacções dos candidatos  

“O aumento da votação foi um sinal positivo para mim e para a minha candidatura. Foi uma vitória em toda a linha e esclarecedora.Temos um projecto arrojado para Lousada e iremos cumprir. O desenvolvimento equitativo das 25 freguesias é uma prioridade! Obrigado a todos os nossos candidatos e a todas as pessoas que participaram no nosso projecto autárquico que se pretende cada vez mais forte, dinâmico e agregador, onde todos são aceites! A partir de hoje e terminando o período eleitoral, serei o que sempre fui. Justo, transparente e trabalhador, de forma a desenvolvermos o nosso concelho e as nossas freguesias como um todo, com uma postura política séria e sempre pela positiva”, Pedro Machado, presidente da Câmara Municipal de Lousada (rede social Facebook)

 

“Antes de mais tenho que respeitar a decisão dos eleitores. Sabíamos que a tarefa que tínhamos pela frente não era fácil, fizemos a nossa campanha, apresentamos as nossas propostas, confiantes que poderíamos vencer, mas o candidato do PS e actual presidente da Câmara de Lousada tinha a vantagem de estar no poder e de estar a terminar o seu primeiro mandato. Mesmo assim, a Coligação Lousada Viva conseguiu 41,5% dos votos. Conseguimos, também, manter as juntas de freguesia, oito freguesias contra sete do PS. Apesar de tudo, considero que foi um resultado negativo. O meu objectivo era vencer. Vou assumir o cargo de vereador, mas é claramente é o fim de um ciclo. Há mais vida para além da política e a Coligação tem quadro políticos e técnicos capazes para enfrentar os próximos desafios”, Leonel Vieira, candidato da Coligação Lousada Viva (PSD/CDS-PP)

 

“O partido ainda não retirou as devidas ilações dos resultados das autárquicas, vamos reunir a curto prazo. Mas acredito que os resultados, apesar de tudo, não são de todo negativos se tivermos em conta que o Bloco de Esquerda é um partido que está a dar os seus primeiros passo no município”, Joaquina Ferreira, candidata do Bloco de Esquerda

 

*   António Vieira, candidato da CDU, não esteve disponível para prestar declarações