As câmaras de Lousada e Valongo, assim como as da Maia e Marco de Canaveses, aderiram à ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo nota de imprensa, trata-se de “um projecto pioneiro à escala mundial que visa mobilizar e capacitar as comunidades locais (municípios, agentes económicos e sociais e cidadãos) para os objectivos da Agenda 2030 definidos pela Organização das Nações Unidas.
A sessão pública de apresentação da iniciativa, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, vai realizar-se no próximo dia 11 de Novembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, com transmissão online gratuita e com participação gratuita mediante inscrição. Nessa altura os municípios vão assinar uma carta de compromisso.
“A plataforma ODSLocal é um instrumento que visa dinamizar e apoiar as câmaras municipais na gestão dos desafios de sustentabilidade e a promoção de iniciativas inspiradas nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, com metas bem definidas e mensuráveis, contribuindo para melhorar a vida das comunidades locais e estabelecer maior proximidade aos cidadãos”, explica a mesma fonte.
Serão distinguidos os municípios com melhores desempenhos ou trajectórias de evolução mais favoráveis através de iniciativas que incluem a realização de uma conferência nacional anual, a atribuição do Prémio ODSlocal, e a atribuição do Selo ODSlocal.
Desenvolvida pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, a iniciativa é apoiada pela Fundação “la Caixa” e permite a adesão pela totalidade dos municípios do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Conheça aqui os 17 objectivos de desenvolvimento sustentável.