Começou, esta segunda-feira, e prolonga-se até quinta-feira, mais uma edição do “Aprendiz por 1 dia”. A iniciativa vai permitir a cerca de 500 alunos do 9.º ano experimentar uma profissão durante as férias lectivas da Páscoa.
Os locais escolhidos são muito variados, quer em Lousada quer em empresas e instituições fora do concelho.
Os jovens têm a oportunidade de passar um dia em contexto de trabalho real, com a oportunidade de experimentar a profissão que gostariam de ter no futuro, acompanhando um profissional nas suas funções diárias e participando nas tarefas quotidianas de um dia de trabalho.
A autarquia dinamiza, mais uma vez, este projecto com o apoio de 75 empresas que recebem os mais novos. Vão desde empresas de mecânica automóvel, cabeleireiros, lojas do comércio local, restaurantes, estabelecimentos de ensino, indústrias têxteis, escritório de advogados, associações desportivas, ginásios, forças militares, hospitais, veterinários, farmácias até estações de televisão.
O “Aprendiz por 1 dia” é um projecto de orientação vocacional dirigido a alunos do 9.º ano de escolaridade, cujo objectivo é a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e uma orientação para a escola do futuro, numa perspectiva de prevenção do abandono e de incentivar a progressão escolar para a conclusão da escolaridade obrigatória, explica a autarquia em nota de imprensa. Esta actividade procura sensibilizar o jovem para a importância do percurso escolar, capacitando-o para a tomada de decisão que terá que realizar.