A Câmara Municipal de Valongo entregou, quinta-feira, 3 de Dezembro, o Prémio de Mérito Municipal de Integração de Pessoas com Deficiência à empresa Sofia Gomes, Lda – Sofigel, sediada em Ermesinde. Foi assim reconhecido o mérito a uma empresa pelo seu trabalho durante todo o ano no que à integração de pessoas com deficiência diz respeito.

No dia em que se celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a autarquia valonguense assinalou a efeméride com uma cerimónia que juntou várias instituições que trabalham na área da inclusão e atribuiu, pela primeira vez Prémio de Mérito Municipal de Integração de Pessoas com Deficiência. A galardoada foi a Empresa Sofia Gomes, Lda – Sofigel, uma empresa familiar do ramo alimentar, onde são produzidos de forma tradicional todo o tipo de salgadinhos, contando com mais de 20 anos de experiência. No ano 2014, o seu quadro de pessoal era constituído por 14 funcionários, incluindo quatro funcionárias com surdez, tendo estas revelado um excelente desempenho. Esta empresa pretende ser um exemplo de empreendedorismo na contratação de pessoas com deficiência, quebrando, desta forma, estigmas e preconceitos.

 

Autarquia atribuiu cinco menções honrosas

O presidente da Câmara  Municipal, José Manuel Ribeiro e a vereadora da Acção Social, Luísa Oliveira, entregaram ainda cinco menções honrosas a empresas e instituições, designadamente à Afontec, Assistência Técnica a Electrodomésticos, Lda., Be Water, Câmara Municipal de Valongo, Centro Social e Paroquial de Alfena e CPN – Clube de Propaganda da Natação. “Acreditamos em sociedades inclusivas”, disse José Manuel Ribeiro, relembrando que o primeiro passo deste executivo foi a inclusão de um cidadão surdo na lista de deputados da Assembleia Municipal.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, assinalado no Fórum Cultural de Ermesinde, foi igualmente aproveitado para fazer o balanço do primeiro ano do Serviço de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência, projecto que
funciona na autarquia com o objectivo de prestar informação sobre direitos, benefícios e recursos existentes na área da
deficiência e reabilitação. Durante este primeiro ano, revelaram, realizaram-se 62 atendimentos, 48 dos quais foram presenciais, 10 telefónicos e quatro por email. O momento foi também aproveitado para fazer uma apresentação pública do “OTL ESPECIAL@rte”, um projecto de ocupação de tempos livres para crianças com deficiência e que decorreu, pela primeira vez no concelho, no passado mês de Agosto e que abrangeu 60 participantes durante as quatro semanas de actividades.

A abrir o programa preparado para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência esteve o Grupo “UDA A BOMBAR” do Centro Social e Paroquial de Alfena e a encerrar o Grupo de Danças e Cantares “Os Valongueiros” da ADICE. Durante a tarde, as comemorações prosseguiram na Biblioteca Municipal de Valongo com um encontro com o escritor Nuno Meireles.