A Câmara Municipal de Valongo atribuiu bolsas de estudo, no valor total de 92 250 euros, a 123 estudantes do ensino superior.
Esta atribuição é feita através de um concurso anual, realizado pela autarquia, sendo que a bolsa se traduz numa verba que, este ano letivo de 2023/2024, teve o valor de 750 euros.
Segundo o autarca local, este apoio pretende ser um “incentivo ao estudo”, porque é a formação que “nos permite progredir, descobrir coisas importantes e adquirir ferramentas para vencer coletivamente os desafios que a sociedade enfrenta”.
José Manuel Ribeiro salientou ainda que esta atribuição vem “colmatar uma injustiça, constituindo uma ajuda às famílias que pelas regras ficam excluídas dos apoios sociais, mesmo não tendo muitos recursos”.
Desde 2016 que o município de Valongo dá esta verba a alunos do ensino superior, sendo que se podem candidatar alunos com idade igual ou inferior a 30 anos, residam no concelho, estejam matriculados em Portugal, que apresentem sucesso académico, com exceção de doença prolongada ou outra situação considerada especialmente grave, que frequente a primeira licenciatura ou mestrado e que não beneficiem de outras bolsas inerentes à frequência do ensino superior, atribuídas por motivos de carência económica. Para além disso, têm que ser leitor registado nas bibliotecas municipais locais.