O município de Paredes arrancou com trabalhos de limpeza de terrenos das áreas definidas como prioritárias, pelo Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
Estão a ser abrangidas as freguesias de Aguiar de Sousa, Sobreira, Rebordosa, Gandra, Baltar, Vandoma, Recarei e Lordelo, onde está a ser executa “limpeza de matos, em cerca de 10 quilómetros de faixas de gestão de combustível, ao longo da rede viária municipal”, explica a autarquia.
Recorde-se que o prazo para os proprietários e produtores florestais limparem as matas e terrenos terminou no dia 30 de abril. Quando são detetados incumprimentos, são aplicadas coimas que vão entre os 140 aos cinco mil euros para pessoas singulares, e dos 1500 aos 60 mil para pessoas coletivas, “acrescendo à coima o custo da limpeza em falta efetuada pelo município”.
Estes trabalhos de limpeza envolvem “o corte de ervas, arbustos, mato, árvores, entre outros materiais vegetais, em torno dos edifícios localizados em áreas rurais e/ou florestais”, como sejam habitações, armazéns, oficinas, fábricas, entre outros equipamentos, especifica o Serviço Municipal de Proteção Civil, através da Câmara Municipal.
A autarquia alerta também para a necessidade de os munícipes limparem os terrenos à volta das suas casas, “protegendo-se a si e à floresta”.