A Câmara Municipal de Valongo aprovou por unanimidade uma nova moção pela reposição das freguesias de Campo e Sobrado. A proposta foi apresentada por todos os vereadores e tem como destinatários os deputados da Nação.
Dois anos depois de ter entrado em vigor a lei da reorganização administrativa local que veio agregar as freguesias de campo e de Sobrado, a Câmara de Valongo mantém a posição defendida já desde a discussão da implementação da lei, apresentando e aprovando por unanimidade, na última reunião pública, uma moção que visa, objectivamente, a reposição de cada uma destas freguesias.
A moção apela a todos os deputados com assento na Assembleia da República “para que se unam na aprovação da reposição da autonomia administrativa das freguesias de Campo e de Sobrado no concelho de Valongo”. O documento recorda que a Assembleia Municipal de Valongo deliberou, também por unanimidade, “pronunciar-se contra qualquer alteração à organização territorial que implique a agregação de freguesias no concelho de Valongo”.
Agregação “violou vontade” dos valonguenses
No entender da Câmara Municipal de Valongo “é hoje incontestável que a extinção das freguesias de Campo e de Sobrado violou a vontade dos valonguenses em geral, e dos habitantes de Campo e Sobrado em particular”, acrescentando que “a lei veio impor artificialmente a agregação de duas freguesias num concelho com apenas cinco, em que o grau de coesão e desenvolvimento é uma realidade”.
“Queremos que seja considerada excepção”
João Paulo Baltazar, do PSD, fez questão de realçar que há processos como o de reorganização territorial que “não podem ser feitos por fórmulas matemáticas”. “Não queremos alterar a regra, mas queremos que seja considerada a excepção”, disse, sublinhando ainda que com a agregação “foi criado um conflito anormal que tem de ser resolvido rapidamente”. Adriano Ribeiro, vereador da CDU, relembrou a luta do seu partido para que a agregação não fosse aplicada e o projecto de lei apresentado pelo PCP na Assembleia da República para a reposição das duas freguesias.