O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o presidente da União de Freguesias de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, enviaram, esta quarta-feira, um ofício ao Presidente do Grupo Parlamentar do PS, apelando aos deputados para que viabilizem todos os projectos-lei que permitam a reposição das freguesias agregadas contra a vontade das populações, tal como acontece no caso de Campo e de Sobrado, antes das próximas eleições autárquicas.
Segundo nota de imprensa da Câmara de Valongo, os dois autarcas sublinham no documento que “a extinção das freguesias de Campo e de Sobrado e a sua agregação numa só freguesia violou a vontade dos Valonguenses e, em especial, a vontade dos habitantes de Campo e de Sobrado”. “Contrariamente ao defendido para justificar a agregação, hoje está comprovado que não houve quaisquer vantagens, nem económicas nem de outra natureza, que justifiquem a manutenção de uma Lei que, no que diz respeito a Campo e Sobrado e às suas gentes, se revela profundamente desajustada e contrária à vontade das suas populações e dos seus representantes, eleitos nos órgãos autárquicos”, frisam José Manuel Ribeiro e Alfredo Sousa.
De salientar que a União das Freguesias de Campo e Sobrado foi contestada desde sempre por todas as forças políticas do concelho de Valongo. Foram aprovadas moções pela reposição das freguesias, estando também a decorrer um abaixo-assinado e a ser preparado um referendo local.