José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, assumiu a presidência do Parque das Serras do Porto, situado na Área Metropolitana do Porto (AMP), sucedendo a Alexandre Almeida, autarca de Paredes.
Na passagem de testemunho, o novo líder do território destacou que este espaço “é uma realidade incontornável que ninguém vai conseguir destruir. O que estamos a fazer é inigualável no plano nacional”.
O autarca reforçou a intenção de comprar as serras, para se promover a biodiversidade e conseguir uma verdadeira transformação do seu coberto vegetal com espécies autóctones. “Temos pequenos paraísos, sobretudo junto às linhas de água, mas só sendo os donos da terra é que vamos conseguir mudar efetivamente e deixar uma floresta autóctone para as próximas gerações”, disse.
Com cerca de 6000 hectares, o Parque é composto por seis serras – Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas, intercaladas pelos vales dos rios Ferreira e Sousa, abrangendo território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.
Nesta área já classificada como Paisagem Protegida Regional, os visitantes podem “desfrutar da imensa beleza cultural e paisagística de serras, vales e rios. Num território que já foi mar, podem descobrir-se as trilobites (animais marinhos muito mais antigos do que os dinossauros), minas de ouro subterrâneas com 2.000 anos (o maior complexo do género do Império Romano), aldeias pitorescas, plantas e animais raríssimos, entre outras maravilhas de um local que é também o ‘livro geológico’ mais antigo de Portugal”, lê-se, em nota de imprensa.
Esta é a primeira infraestrutura verde da AMP edificada em Portugal, num território tido como “ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população”.
Este projeto inovador e ambicioso está a ser desenhado, desde 2014, pela mão dos municípios de Valongo, Paredes e Gondomar, e a Presidência da Associação de Municípios Parque das Serras do Porto é rotativa, inspirando-se na lógica da União Europeia.