O Presidente da Câmara Municipal de Lousada é o novo presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa.

O acto eleitoral decorreu esta manhã, sendo que Pedro Machado foi eleito por unanimidade pelos 11 autarcas do Tâmega e Sousa. A acompanhá-lo nesta missão, e como vice-presidentes, vão estar os presidentes de Câmara de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, e do Marco de Canaveses, Cristina Vieira.

Pedro Machado assumiu como missão para este mandato de quatro anos “capitalizar os recursos financeiros disponíveis do Portugal 2020, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português e do Portugal 2030”, assim como “reivindicar uma atenção especial para as fragilidades da região, num esforço conjunto para alavancar o desenvolvimento socio-económico”, trazendo, ainda, “coesão” para todo o território que compõe esta zona, explica a CIM, em comunicado. 

O Conselho Intermunicipal instalado é constituído pelos autarcas dos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa. São eles, José Luís Gaspar, de Amarante, Paulo Pereira, de Baião, José Rocha, de Castelo de Paiva, José Peixoto Lima, de Celorico de Basto, Armando Mourisco, de Cinfães, Nuno Fonseca, de Felgueiras, Pedro Machado, de Lousada, Cristina Vieira, de Marco de Canaveses, Humberto Brito, de Paços de Ferreira, Antonino de Sousa, de Penafiel, e Manuel Garcez Trindade, em representação de Resende. 

Nesta reunião foi ainda aprovado, por unanimidade, o nome de Telmo Pinto para primeiro-secretário do Executivo Intermunicipal, cargo que ocupa desde 2018.

Esta proposta será agora submetida a votação, na reunião da Assembleia Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa.