O Atlético Clube Alfenense, instituição fundada em 22 de Dezembro de 1967, comemorou as bodas de ouro, numa cerimónia que teve como propósito homenagear várias figuras e personalidades que marcaram a vida do clube.
Um dos momentos mais emblemáticos da gala foi a homenagem que a organização proporcionou a três personalidades que estiveram ligadas à fundação do clube, Avelino Ribeiro, José Ribeiro e Joaquim Ferreira.
A organização distinguiu, também, os impulsionadores das diferentes modalidades que integram , hoje, a instituição, nomeadamente o basquetebol, no atletismo, no futsal entre outras.
Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da direcção do Clube Atlético Alfenense, António Manuel Oliveira, destacou que a celebração das bodas de ouro do clube fez jus ao nome e à “grandiosidade” que o Atlético dispõe, hoje, na Área Metropolitana do Porto.
“Nestes 50 anos realizamos obra e tornamo-mos o maior clube do concelho de Valongo, se não o maior da Área Metropolitana do Porto”, disse.
“As relações com a CÂmara Municipal de Valongo nunca foram as melhores. Sempre achamos ( os alfenenses) que não somos tratados da mesma maneira. Passo a explicar: Alfena não tem nenhum pavilhão nem nenhum estádio municipal e os subsídios são os mesmos que todas as outras associações”
Ao nosso jornal, António Manuel Oliveira realçou que apesar do clube ter. presentemente, uma situação económico-financeira estabilizada, a instituição continua a não dispor de condições materiais e físicas para a prática de algumas modalidades nem beneficiar do apoio da Câmara Municipal de Valongo.
“A situação económico-financeira está estabilizada apesar das dificuldades. Os apoios não são suficientes, apesar de algum tecido empresarial de Alfena nos ajudar. As relações com a Câmara Municipal de Valongo nunca foram as melhores. Sempre achamos ( os alfenenses) que não somos tratados da mesma maneira. Passo a explicar: Alfena não tem nenhum pavilhão nem nenhum estádio municipal e os subsídios são os mesmos que todas as outras associações. Temos que pagar a água, o gás, a electricidade, a manutenção e logicamente aos funcionários. As dificuldades são enormes”, avançou, frisando que além do dinheiro, a instituição tem, também, dificuldades em material humano (dirigentes).
Falando dos projectos para 2018, António Manuel Oliveira realçou que a prioridade passa por continuar a implementar os escalões da formação, fazendo destes a espinha dorsal do clube.
“Os projectos serão dar continuidade aquilo que fizemos até agora, formar atletas jovens que permita retirá-los dos vícios da rua. Não entramos em loucuras para conquistar os títulos”, referi, relevando o trabalho realizado pela instituição nas diferentes modalidades este ano.
“Faço um balanço positivo em todas as modalidades, pois além de termos aumentado o número de atletas apareceram algumas vitórias. No futebol sénior este ano vamos procurar fazer a melhor classificação de sempre e pensamos ser possível, neste momento, encurtar as distâncias e lutar pela subida de divisão”, disse, expressando que na taça da Associação do Porto o objectivo é ir o mais longe possível.
Na formação de futebol, o Atlético Clube Alfenense dispõe de 350 atletas.
Em todos eles, a manutenção é o objetivo a alcançar.
No futebol de veteranos, a instituição fez uma aposta “musculada” na equipa e o objectivo passa por ser campeã.
No atletismo, as principais metas para o próximo ano, passam por obter a melhor performance e resultados nas provas em que o clube participa semanalmente.
“Apesar de termos feito já melhoramentos para esta modalidade continuamos a ter dificuldades no que diz respeito aos treinos específicos. Posso afirmar que houve uma evolução”, sustentou, recordando que, nesta modalidade, o Atlético Clube Alfenense passou de 10 para aproximadamente 30 atletas.
No que toca ao basquetebol, o objectivo do clube, que está na segunda divisão nacional, passa por subir ao escalão principal da modalidade.
“No basquetebol houve, igualmente, um acréscimo de atletas. Estamos a competir em todos os escalões a nível distrital e nos seniores a nível nacional ( CNB2) onde o principal objectivo é ser campeão nacional e subir de divisão”, afiançou.
No que concerne ao karaté, António Manuel Oliveira confirmou que o objectivo passa por realizar, já no próximo ano, dois eventos, um a nível europeu e outro a nível mundial.
O karaté integra aproximadamente 30 atletas.
No total, o clube tem três mil associados e cerca de 600 atletas.
Breve história do clube
O Atlético Clube Alfenense foi fundado a 22 de Dezembro de 1967, tendo como finalidade a promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados e de toda a população local.
Além do futebol sénior, o clube conta com escalões de formação que vão das escolas aos juniores, integra a modalidade de atletismo, tendo alguns dos seus atletas integrado já a selecção nacional. Destaque para a presença de José Magalhães, atleta que também se sagrou campeão europeu e mundial de Veteranos, ainda na marcha atlética e que participou em duas Olimpíadas (Barcelona 92 e Atlanta 96), nos 50km marcha.
O basquetebol é uma modalidade igualmente reconhecida pelo contributo que tem dado a nível de formação.