Marisa Vieira (mais conhecida como Mary Vieira), atleta de Penafiel, sagrou-se campeã nacional de trail running. O título dá-lhe acesso a representar a Selecção Nacional no Mundial da Tailândia, a disputar em Novembro de 2021.
“Quando se trata do campeonato da mundo a responsabilidade é maior”, assume a militar da GNR, de 39 anos.
A natural de Luzim, que representa o Furfor Running Project, foi a grande vencedora, em seniores femininos, dos Trilhos do Pastor, disputados na Batalha. Em segundo ficou Lucinda SOusa e em terceiro Nádia Casteleiro, informa a Associação de Trail Runnig Portugal.
O Campeonato Nacional de Trail Running contou com uma prova de cerca de 35 quilómetros, pela Serra d’Aire e Candeeiros, com partida e chegada na aldeia da Pia do Urso.
Marisa Vieira conta que já não participava em competições há mais de um ano, devido à pandemia. “Em 2020 treinei, mas não para competição, porque achei que não se iam realizar os campeonatos. Acabaram por acontecer mas não competi porque não estava preparada”, refere. Em Janeiro deste ano voltou aos treinos com carácter competitivo e venceu a prova porque “estava preparada” assume. “Houve muita competição até porque não havia provas há algum tempo, era um campeonato nacional e que dava acesso ao mundial”, salienta.
Em todas as categorias participaram cerca de 400 atletas. A guarda de Penafiel, que treina sobretudo no Marão, em Valongo e Santo Tirso diz que, pela sua preparação, não achou a prova difícil. “O objectivo era representar a selecção” e foi alcançado. Esta não será a primeira vez que enverga as cores nacionais.
O Campeonato Nacional de Trail foi co-organizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pela Câmara Municipal da Batalha, tendo a prova a co-responsabilidade técnica do Atlético Clube de São Mamede e a colaboração da Junta de Freguesia de São Mamede.