A atleta penafidelense Joalina de Sousa Ferreira sagrou-se campeã nacional na sua estreia na modalidade de boxe olímpico no campeonato Open Boxing de Braga. Competiu na categoria 48kg juniores pela equipa Arena Matosinhos.
A atleta vai competir em Novembro no Campeonato do Mundo de Kickboxing (WKF) que se realiza na Argentina.
Ao Verdadeiro Olhar, a atleta destacou que a conquista deste título teve um significado acrescido já que foi a sua estreia no boxe.
“Foi uma vitória muito importante para mim, pois foi a minha estreia em boxe onde tudo é diferente do que estou habituada no kickboxing, mas espero conseguir evoluir mais ainda nesta modalidade”, disse, salientando que esta é uma modalidade exigente e não tem sido fácil conciliar os treinos diários com os estudos para os exames.
Falando das dificuldades que estão associadas à modalidade, a atleta reconheceu que o grande obstáculo são os custos das deslocações para as competições como por exemplo para o Campeonato do Mundo, em Novembro, na Argentina. “Neste desporto os apoios são poucos ou nulos e assim ando à procura de patrocinadores, que nesta altura é ainda mais difícil”, expressou.
Ainda sobre a presença no Campeonato do Mundo, Joalina de Sousa Ferreira assegurou que irá representar Portugal com orgulho e irá tentar trazer uma medalha para o país. “Com esse objectivo tenho aproveitado todos os tempos livres que disponho para treinar intensivamente”, acrescentou.
A 1.ª edição do Braga Open Boxing foi organizada pela secção de boxe do SC Braga em parceria com a Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho e decorreu, durante três dias, no pavilhão desportivo da academia minhota, em Gualtar.
Além do clube anfitrião, o SC Braga, participaram nesta competição atletas do Boavista FC, FC Porto, Sporting CP, SC Farense, de diferentes escalões, desde os benjamins, até aos cadetes, juniores feminino/masculino e seniores feminino/masculino.