Sérgio Moreira, atleta do Paredes Aventura, participou, no dia 1 de Dezembro, na segunda edição do Patagonman do Xtri World Tour, prova de triatlo “considerada a mais extrema do mundo”, que decorreu na Patagónia, Chile.
Segundo o atleta, o desafio começou às 5h30 da manhã com 3800 metros da etapa de natação, com “os participantes a saltar de um ferry boat nas águas geladas (10.º C) do fiorde de Aysén, em plena escuridão”.
Seguiram-se 180 quilómetros de ciclismo na Carretera Austral até a Vila de Cerro Castillo, com mais de 2.400 metros de altimetria acumulada. “Por fim, foram mais 42,2 quilómetros de corrida até Puerto Ibañez, onde aconteceu a chegada, somando mais de 800 metros de elevação em um percurso insano totalmente off-road”, refere, sendo que cada atleta contou com uma equipa de apoio pessoal ao longo da corrida, já que somente existiam duas estações de hidratação.
“Foi um dia fantástico, duro e de muito trabalho. Saltar do barco, à noite, para enfrentar as águas gélidas do fiorde de Aysén, é um desafio para o corpo e para a mente. Fiz uma a natação abaixo das minhas possibilidades tempo de 1:33, assim enfrentei os sintomas da hipotermia após a saída da água. O ciclismo foi extremamente duro, com muito vento, mas também com o meu empenho foi superado. Na corrida, sentia-me bem, conquistei inúmeras posições e pude finalizar a competição em 15 horas e 23 minutos, conquistando a posição geral 94”, explica Sérgio Moreira.
“Estava preparado para enfrentar algo difícil, a natureza e o percurso são desafiadores. Jamais teria superado todas essas adversidades se não fosse por todo o apoio que tenho. Sou imensamente grato a todos e feliz por trazer essa conquista para casa e para nossa região”, acrescenta.
A próxima prova será o Campeonato Nacional de Swimrun em 2020.