A atleta do FC Penaiel, Rosa Madureira, sagrou-se vice-campeã da maratona de Lisboa, na distância de 42 quilómetros, na categoria de veteranos, 40 anos.
A atleta do FC Penafiel concluiu a prova em 2:48:04.
A melhor portuguesa foi Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) que fez 2.40.02, arrecadando o primeiro lugar à atleta penafidelense que se sagrou campeã nacional nos últimos anos.
Ao Verdadeiro Olhar, o treinador da secção de atletismo do FC Penafiel, Aires de Sousa, assegurou que o tempo que se fez sentir, no domingo, em Lisboa, associado ao forte vento acabou por condicionar a prestação das atletas.
“Tínhamos com objectivo fazer um tempo de 2horas e 40 minutos, mas as condições climatéricas não o permitiram. O mesmo aconteceu com a Doroteia Peixoto, a vencedora na categoria de veteranos feminino, que ficou aquém do seu tempo”, salientou, relevando, no entanto, a prestação da atleta rubro-negra.
“Apesar do resultado não ter sido o que tínhamos planeado nas semanas que antecederam a prova, estou satisfeito com a prestação da Rosa Madureira que competiu com atletas experientes e com nome no mundo do atletismo”, disse.
Falando da próxima época que inicia no final de Outubro, Aires de Sousa afirmou que o objectivo do clube passa por vencer nos nacionais de montanha, quer masculinos quer femininos e conseguir, igualmente, resultados condizentes com os pergaminhos do FC Penafiel nos regionais.
Sobre a atleta Rosa Madureira, o treinador da secção de atletismo do FC Penafiel realçou, também, que a atleta foi abordada este fim-de-semana por um outro clube de âmbito nacional, com provas dadas no atletismo, pelo que está tudo em aberto quanto à sua continuidade na formação do FC Penafiel.
“A proposta que lhe fizeram é bastante tentadora. Está tudo em aberto. Cabe, agora, à atleta ponderar e decidir”, frisou.