O atleta do FC Paços de Ferreira, Américo Francisco, foi convocado para representar a Federação Portuguesa de Bilhar para os Campeonatos da Europa de Pool, competição que irá realizar-se na Finlândia, entre os dias 8 e 18 de Maio.
Além de Américo Francisco, a selecção nacional é composta pelos atletas, Bruno Sousa (AB Hot Shot), Miguel Silva (AB Miguel Silva) e João Sousa (Boavista FC).
Ao Verdadeiro Olhar, o atleta que vai já para sua sétima convocatória ao serviço da Federação, incluindo selecções de sub-19, sub-23 e absolutos, realçou que estar na selecção é sempre um motivo de orgulho.
“Senti-me muito feliz, pois ser convocado é sempre um dos meus principais objectivos individuais ano após ano”, disse, salientando que o objectivo da formação portuguesa passa por obter medalhas, apesar das dificuldades que possam surgir.
“As expectativas são boas mesmo sabendo das dificuldades que vamos encontrar, tanto a nível individual como colectivo temos sempre em mente conquistar medalhas para Portugal. Todos nós temos noção de que não somos favoritos, mas o objectivo é sempre chegar ao pódio”, revelou, sustentando que os favoritos a vencer a competição são a Polónia, Alemanha, Rússia, Holanda e Espanha que é a actual campeã da Europa.
Além das competições por equipas, o atleta do FC Paços de Ferreira realizará provas individuais de Bola 8, Bola 9 e Bola 10.
Falando da modalidade na região, Américo Francisco admitiu que no Vale do Sousa, o bilhar e os praticantes do pool têm vindo a diminuir em contraposição com o aumento registado a nível nacional.
“No país, penso, que nos últimos anos, o número de atletas tem aumentado. Já no Vale do Sousa foi ao contrário, há uns oito anos atrás tínhamos muitos mais atletas a jogar em competição do que neste momento!”, acrescentou, avançado a paixão e vontade são os principais requisitos para quem quer praticar ou seguir esta modalidade. “O resto tudo se arranja”, esclareceu.
Quantos às provas internas, Américo Francisco, declarou que os objectivos individuais passam por ganhar todas as competições. Já a nível colectivo é ajudar o FC Paços de Ferreira a ser campeão nacional, destacando que as melhores equipas em Portugal, além do F.C. Paços de Ferreira, são o Sporting C.P, Académica de Coimbra, Soccer Planet (Braga), HotShot Po Club (Lisboa) e Boavista FC.