A atleta penafidelense Inês Moreira que venceu, recentemente, nos Açores, a Taça de Portugal de Trail, tem um novo desafio pela frente, competir no campeonato do mundo de duatlo e triatlo triatlo cross, representando o Mozinho Racing Team na prova que vai decorrer em Pontevedra, Espanha.
Ao Verdadeiro Olhar, a atleta revelou que esta competição é tida como uma das competições mais importantes para os atletas da modalidade que tem como finalidade congregar os muitos praticantes do triatlo e suas disciplinas paralelas.
Falando dos objectivos para o campeonato do mundo de duatlo e triatlo triatlo cross, Inês Moreira realçou que o seu propósito é continuar a trabalhar bem, para chegar a Espanha e sagrar-se campeã no seu age-group. Refira-se que a atleta penafidelense é, também, campeã nacional de circuito de trail.
Sobre a prova nos Açores que lhe permitiu arrecadar a Taça de Portugal, Inês Moreira recordou que esta competição contou com os dez melhores atletas da zona Norte, Centro e Sul, juntamente com os 10 melhores do campeonato nacional, grupo onde está incluída.
“O que senti foi algo indescritível, icónico e que guardarei para sempre na minha memória. Acho que o meu sorriso revela tudo o que senti e este vale mais que mil palavras”, disse, salientando que no ano transacto já tinha participado nesta prova, tendo obtido um quinto lugar.
Sobre as dificuldades que sentiu, Inês Moreira recordou que o seu baixo peso colocou-lhe algumas dificuldades devido à intensidade da chuva e vento que se fez sentir durante alguns momentos da prova.
“A prova foi de grau quatro, o mais difícil. Foram 38 quilómetros com um desnível positivo de aproximadamente 2.300 metros, com terreno montanhoso, esguio e escorregadio, caracterizado por grandes ravinas e falésias!”, precisou.
“Acreditei do início ao fim que seria possível, fui sem medos ou receios, acima de tudo para usufruir de cada quilómetro com o sorriso que me caracteriza, o poder do acreditar prevaleceu do início ao fim da prova. Estou muito feliz por trazer a Taça de Portugal para Penafiel”, acrescentou, sublinhando que Penafiel tem todas as condições para a pratica da modalidade.
“Existem clubes da zona do Vale do Sousa que optam por treinar em Penafiel”, confessou.