A Associação para Desenvolvimento de Lagares (ADL) foi distinguida com a menção honrosa, no âmbito do prémio BPI Sénior 2018, iniciativa que contou com cerca de 412 candidaturas e que tem como objectivo apoiar projectos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento activo e saudável de pessoas com idade superior a 65 anos.
De entre as 412 candidaturas, a da ADL foi uma das 33 seleccionadas.
Ao Verdadeiro Olhar, o presidente da Associação para o Desenvolvimento de Lagares, Belmiro Barbosa, realçou que a candidatura da instituição teve como enfoque as ajudas técnicas (cadeiras de rodas, andarilhos, camas articuladas, entre outros equipamentos), vai beneficiar cerca de 50 utentes do concelho e tem como objectivo contribuir para a qualidade de vida e o envelhecimento dos idosos.
“Obviamente que a instituição está satisfeita com a menção honrosa, sobretudo, porque se trata de uma prémio atribuído por uma instituição prestigiada que está a fazer um excelente trabalho no domínio social”, disse, salientando que a ADL vai receber uma quantia superior a 19 mil euros, verba que vai ser gasta na aquisição deste tipo de material.
“Assim que o dinheiro nos seja entregue, vamos de imediato proceder à aquisição dos equipamentos. Estamos certos que este é um apoio fundamental para muitos utentes, que vai ajudar muitas famílias do concelho, mas, também, no apoio ao domicílio”, expressou, sustentando que a ADL está disponível para colaborar com outras instituições que eventualmente venham a necessitar deste tipo de equipamentos.
Voltando à menção honrosa atribuída à instituição, Belmiro Barbosa realçou, também, ser uma responsabilidade acrescida ter sido agraciada com esta distinção. “Julgo que esta distinção faz jus ao trabalho que a associação vem fazendo na área social, é um incentivo para continuar a trabalhar e já estamos a preparar uma outra candidatura na área da cultura”, sustentou.
O envelope financeiro total atribuído pelo BPI neste prémio foi de 750 mil euros. Os projectos distinguidos promovem diferentes respostas sociais incluem o apoio domiciliário, animação sócio-cultural, iniciativas de musicoterapia, aquisição de equipamentos sociais e meios de transporte, serviços de estimulação cognitiva e sensorial, entre outros.
O Prémio BPI Seniores insere-se na política de responsabilidade social do banco e conta, a partir desta edição, com o apoio da Fundação ”la Caixa”. O júri analisou e seleccionou os projectos que considerou mais sustentáveis, mais inovadores e com maior impacto social.
Criado em 2013, o Prémio BPI Seniores já atribuiu 3 milhões e 750 mil euros em donativos, distribuídos por 167 projectos de Norte a Sul do País e ilhas.