É exemplo único no concelho. No Centro Escolar de Penamaior não é uma empresa que gere a cantina escolar, mas antes a associação de pais. O projecto nasceu há cerca de 16 anos e tem sido caso de sucesso. Tanto que o trabalho acaba de ser reconhecido pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira que entregou à Associação de Pais do Centro Escolar de Penamaior uma Medalha Municipal de Altruísmo e Mérito, no 180.º aniversário do concelho.
“Acho que posso dizer que em nenhuma escola do concelho se come tão bem como aqui”, defende o presidente da Associação de Pais, José Luís Sousa.
“A comida que temos é de máxima qualidade. Quando saem daqui os alunos costumam sentir saudades da comida”, conta a coordenadora do Centro Escolar de Penamaior, Isilda Meneses, grande impulsionadora deste projecto de gestão.
Apostam em comida saudável e de qualidade
É das mãos de Rosa Gonçalves, Casimira Martins, Luísa Souto, Rosa Mota e Armanda Neto que saem todos os dias as cerca de 240 refeições servidas na cantina do Centro Escolar de Penamaior. Algumas destas funcionárias trabalham na cantina há cerca de 16 anos. Por elas passaram quase todas as crianças da freguesia. Confeccionam e servem as refeições e ainda incentivam os mais pequenos a comer. Conhecem-nos pelo nome.
Em breve, terão a ajuda de uma nova colega, promete o presidente da Associação de Pais, que quer ainda juntar à equipa um professor de apoio ao estudo.
Foi há cerca de 16 anos que, ainda como comissão de pais, a agora Associação de Pais do Centro Escolar de Penamaior tomou nas suas mãos a tarefa de fazer a gestão da antiga cantina da escola da freguesia (Escola Básica n.º1 de Mirelo). Renovou o espaço e investiu em equipamentos. Em 2010, constituiu-se como associação e passou a gerir a cantina do Centro Escolar de Penamaior.
A aposta é na “qualidade”, sempre com alimentos frescos e comida confeccionada na hora, assegura José Luís Sousa. Todos os dias há na ementa, elaborada por nutricionistas, sopa, prato e sobremesa, normalmente uma peça de fruta.
Têm feito vários investimentos em melhorias na escola
Mas o trabalho desta Associação de Pais vai muito além da gestão da cantina. Têm feito vários investimentos para melhorar as condições das crianças e adquirido equipamento para a escola. “As nossas salas estão todas equipadas com computadores e impressoras. Já tivemos aulas de ballet e fazemos muitas actividades extra escolares. Temos um desfibrilador e um consultório médico devidamente equipado”, destaca o presidente. Recentemente, construíram um coberto no centro escolar. Agora pretendem vedar o espaço para que as 260 crianças tenham mais conforto no Inverno.
Graças ao protocolo com a Câmara Municipal recebem financiamento para a gestão da cantina. Todo o resto é feito à custa da angariação de verbas. “Fazemos festas, a feira das compotas, a festa da francesinha, participamos na feira das merendas…”, dá como exemplo José Luís Sousa, que se assume como apenas um dos rostos de uma direcção com 10 elementos “em que todos trabalham”.
“Tem que se gerir bem, não ganhamos dinheiro com a cantina, ganhamos é um melhor serviço para as crianças. Mas isto é uma autêntica empresa. Gerimos cerca de 100 mil euros por ano”, explica.
Projectos novos há muitos. Querem, por exemplo, colocar um piso sintético no campo de futebol. Mas a prioridade, garante, é a cantina e a manutenção dos postos de trabalho.
Reconhecimento, não esperavam. Mas assume que sabe bem. “Não estávamos à espera, mas recebemos com agrado o reconhecimento da autarquia pelo trabalho que temos realizado ao longo dos anos”, conclui o presidente da Associação de Pais do Centro Escolar de Penamaior.