Criada em Março deste ano, por uma comissão de comerciantes, com o apoio do município, a Associação Empresarial de Lousada (AEL) tem agora já órgãos sociais eleitos para o quadriénio 2022-2025.
Com sede na Academia de Formação, a instituição é presidida por Elisabete Ribeiro, representante da Sweet Bombom.
“A AEL tem por fim a defesa, promoção dos interesses colectivos das empresas associadas com subordinação aos interesses da indústria, comércio e serviços, e da economia regional e nacional na perspectiva das pequenas e médias empresas, com a implementação de actividades direccionadas às empresas e população, promovendo o desenvolvimento sócio-económico” e os “órgãos sociais eleitos têm um forte espírito empreendedor, inovador e um grande senso de responsabilidade”, promete a Associação.
“A Associação Empresarial de Lousada nasceu pela necessidade de promover o comércio local. Os empresários do comércio achavam que era preciso dinamizar e promover actividades para o desenvolvimento da economia local”, explica Elisabete Ribeiro, mas a meta é abranger todos os sectores empresariais, criando “uma rede de apoio entre os associados”.
A AEL vai procurar “manter serviços de interesse para os associados, tentando prestar o máximo apoio e informação”.
Actualmente, a Associação conta já com alguns sócios, mas o objectivo é crescer, já que há milhares de empresários em Lousada, em diferentes sectores. “Nesta fase estamos a dar a conhecer a AEL e a receptividade tem sido boa. Ser sócio implicará ser participativo e os benefícios serão os frutos dessa participação com vista à conquista de soluções que se traduzam em desenvolvimento e qualidade. Estamos a desenvolver protocolos para a atribuição de vantagens aos nossos associados”, adianta a empresária.
“O concelho de Lousada tem uma grande diversidade de sectores empresariais, o que confere um tecido empresarial abrangente. Com a criação da AEL pretendemos criar um apoio mútuo entre todos os sectores e ao mesmo tempo contribuir para que este tecido empresarial se torne mais dinâmico”, assume a presidente da direcção.
Para já o foco será no mercado regional e nacional, mas a internacionalização das empresas também será uma meta futura.
O primeiro projecto em que a AEL se vai envolver será a preparação do “Vila Natal Lousada”, com o apoio do município. Elisabete Ribeiro avança que haverá “uma pista de gelo ecológica, a casa do Pai Natal, 16 mercadinhos e árvore de Natal gigante, tudo concentrado na Avenida Senhor dos Aflitos. “O nosso objectivo para este projecto será a projecção da associação e angariação de sócios”, refere.
A representante da Sweet Bombom diz que quando se juntou a este grupo de comerciantes para formar a associação a ideia “era ajudar no que fosse preciso sem ter cargo nos órgãos sociais”. “Contudo, após alguns debates entre a comissão, fui escolhida pelos empresários presentes para presidente da direcção,cargo que aceitei com alguma hesitação”, admite. “No entanto, com a continuidade das reuniões e conversas com os restantes órgãos sociais percebi que não estou sozinha e tenho uma equipa excepcional que me motiva e ajuda nos ‘bastidores’”, garante a empresária.