A instituição particular de solidariedade social Semente – Associação de Voluntários Lipor apoia, em regime contínuo, famílias carenciadas, a nível alimentar, escolar, de saúde e de vestuário, entre outros.
“No ano passado foram distribuídos 94 cabazes alimentares, efetuados 60 apoios ao nível da saúde, quatro apoios na área de educação, doados cerca de 100 quilogramas de roupa e satisfeitos 17 pedidos de apoio em mobiliário”, explica nota de imprensa, salientando que as necessidades das famílias são crescentes.
Neste primeiro semestre de 2022, a “onda de solidariedade” estendeu-se “a um grupo específico”, as famílias de ucranianos recém-chegados a Portugal a fugir à guerra. “A Semente apoia sete famílias ucranianas que se encontram a restabelecer em Gondomar, num total de 22 pessoas, fazendo doações semanais de alimentos”, informa a instituição. Acrescenta ainda que foi também doado vestuário e roupa, num total de cerca de 150 quilogramas, vários produtos de higiene, medicamentos e termómetros, entre outros apoios.
A Semente tem mais de 100 voluntários e promove a sua actuação nos oito municípios associados da Lipor – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.