A partir do próximo dia 1 de Março entra em funcionamento o Centro de Dia da Associação de Socorros Mútuos e Fúnebres de Valongo. A nova valência que foi inaugurada oficialmente no domingo tem capacidade para 40 utentes. Este é um espaço onde os seniores poderão passar o dia, em convívio, e regressar à noite aos seus lares.
A necessidade de esta associação avançar para a construção de um Centro de Dia surgiu da vontade expressa de alguns associados aos cobradores que vão pessoalmente a casa cobrar as cotas mensais, conta Gerardo Dias, vice-presidente da Associação de Socorros Mútuos e Fúnebres de Valongo. Nessas visitas regulares às casas, continua, os cobradores constataram que muitos deles passam o dia sozinhos, uma vez que os “filhos que tomam conta dos pais não podem deixar de trabalhar”. A ideia começou a maturar e tornou-se exequível quando surgiu a oportunidade de comprar um edifício de uma gráfica insolvente, na Rua Joaquim Marques dos Santos, no centro de Valongo.
Investimento de meio milhão de euros
O novo equipamento social e a sua adaptação para Centro de Dia significou um investimento de meio milhão de euros. A valência tem capacidade para acolher 40 utentes, associados ou não, e dispõe de cozinha com capacidade para confecionar 100 refeições. Capacidade que será essencial para avançar com o próximo projecto. Gerardo Dias explica que é intenção disponibilizar, já a partir do Verão, de uma rede de apoio domiciliário que passará pela higiene do lar, bem como fornecimento de refeições. No que ao Centro do Dia diz respeito, a Associação de Socorros Mútuos e Fúnebres de Valongo garante o transporte diário a partir de casa de cada um dos utentes. Segundo explica Gerrado Dias, para ser utente não tem necessariamente que ser associado, havendo para isso diferentes preçários que variam entre os 250 euros por mês para associados, até os 300 euros para não sócios. De referir que os associados têm uma série de benefícios proporcionados pelos protocolos celebrados com farmácias, clínicas médicas, seguradoras, entre outras. A Associação de Socorros Mútuos e Fúnebres de Valongo tem, actualmente, três mil associados.
Presente na inauguração esteve o presidente da Câmara Municipal de Valongo. “É desta forma que reforçamos a rede social do nosso concelho”, salientou José Manuel Ribeiro, destacando o mérito da iniciativa privada alcançada sem apoio da Segurança Social e a importância do Centro de Dia da Associação de Socorros Mútuos no apoio aos seniores e no combate à solidão escondida.