A Associação Sójovem das Saibreiras viu, recentemente aprovado, um projecto no âmbito do Desporto Natureza. Representa Portugal num consórcio liderado pela Universidade Agrária de Vasanello, na Itália, que conta ainda com parceiros da Polónia, Hungria e Áustria.
O projecto foi apresentado, esta semana, à comunidade, no auditório da Escola Secundária de Ermesinde, com a presença de vários alunos a frequentar o 12.º ano.
De acordo com a Sójovem, os objectivos deste projecto são a promoção do Trail, formação de atletas e voluntários para a organização de eventos desportivos, mapeamento internacional de cinco percursos, organização de provas internacionais e promoção das regras de segurança e conservação dos trilhos.
“À Sójovem caberá o papel de organizar o primeiro evento, que se estima para Março/Abril, com o objectivo de reunir as autoridades locais para um levantamento das necessidades e partilha das boas-práticas, envolver os jovens no voluntariado desportivo e dar-lhes a possibilidade de participar nos cinco percursos a serem cadastrado – Valongo (Portugal), Itália, Áustria, Polónia e Hungria”, descreve a associação.