A Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós apresenta, este sábado, pelas 21h30,na sua sede, na Rua do Comércio, 5, em Freamunde, o livro Capão de Freamunde – 300 Anos – 300 Quadras”, uma obra colectiva escrita por 19 autores, todos de Freamunde.
Segundo Pedro Ribeiro, presidente da Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós, a obra começou a ser pensada em Julho com o objectivo de dignificar o Capão de Freamunde, a sua história, e a importância que esta iguaria assume hoje na gastronomia da região e a nível nacional.
Ao Verdadeiro Olhar, Pedro Ribeiro realçou que no âmbito dos 300 anos do Capão de Freamunde a instituição lançou um desafio público que foi imediatamente aceite pelos autores da obra que vêem agora o seu trabalho plasmado neste livro.
“As pessoas aderiram de uma forma espontânea, alguns dos autores já faziam quadras, outros não, fizeram-no pela primeira vez, mas acredito que quem é de Freamunde preza as suas tradições e raízes vai gostar do resultado final”, expressou, salientando que a razão da obra integrar apenas autores de Freamunde teve precisamente o propósito de homenagear a tradição do Capão de Freamunde, no ano em que se comemora os 300 anos da primeira feira realizada após a Provisão Régia concedida por D. João V, a 3 de Outubro de 1719, à Confraria de Santo António.
Pedro Ribeiro realçou, também, que a associação que de que é presidente realizou em Outubro uma exposição “Capão de Freamunde – Séculos de História”, que contou com a participação de 40 artistas plásticos freamundenses, fotos e vídeos da Feira dos Capões.
“Esta obra que vai ser apresentada amanhã e que tem a chancela da Associação Pedaços de Nós vem no seguimento desta efeméride e de outras publicações que a associação vem realizando”, manifestou.
A capa do livro resulta de fotos tiradas por Ernesto Taipa a 13 de Setembro na Feira à Moda Antiga – 300 Anos – Capão de Freamunde, evento em que a Pedaços de Nós foi uma das associações que fizeram parte da organização.
A apresentação da obra vai contar com a presença dos próprios autores, vai ser exibido um pequeno documentário referente à Feira dos Capões dos anos 60 e um momento musical com a presença de um artista da terra.