Associação animal apresentou proposta para ficar com cavalos sub-nutridos encontrados em Ermesinde

Autoridades vão decidir na próxima semana futuro dos animais

0

A Intervenção e Resgate Animal (IRA) propôs à Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) alojar gratuitamente os dez cavalos subnutridos da exploração situada em Ermesinde, Valongo, mas admite, sob condições, ficar com os 83, avançou esta sexta-feira o Correio das Manhã, subscrevendo declarações feitas à Agência Lusa.

Recorde-se que a Câmara de Valongo, a Brigada de Proteção Ambiental da PSP e a DGAV estão a investigar uma denúncia de alegados maus-tratos numa exploração de cavalos em Sampaio, na freguesia de Ermesinde. Para hoje estava prevista uma reunião entre os vários organismos, mas foi adiada para segunda-feira.

Ainda segundo o CM, a proposta da IRA tem duas vertentes, uma abrange apenas os dez cavalos que aparentam estar em pior estado e outra para os 83, sendo que nas duas situações seriam transportados para o sul do Alentejo.

“Se forem apenas os dez cavalos, seria gratuito por tempo indeterminado, com a salvaguarda de a DGAV, posteriormente, junto do Ministério Público, ajudar a que a IRA passe a ser o fiel depositário”.

“No caso de ser a totalidade dos animais, a partir de junho a DGAV terá de suportar os custos inerentes” e quando os animais estiverem reabilitados, podem ser adoptados.