A Assembleia Municipal de Valongo aprovou uma moção do CDS-PP, por unanimidade, em que deliberou que “de agora em diante, todas as sessões públicas da Assembleia sejam gravadas e emitidas em live streaming, devendo ficar alojadas no canal de Youtube da Câmara Municipal de Valongo”.

Trata-se de uma “mudança de paradigma” que põe Valongo a marcar a diferença face aos concelhos da região, defende Alexandre Teixeira, líder de bancada do CDS-PP.

A proposta apresentada leva em conte que a situação de confinamento limita o acesso às sessões públicas da Assembleia Municipal e lembra que o Plano de Recuperação Económica apresentado pelo Governo PS tem como um dos pilares a transição digital.

Realça também a visão da autarquia nesta matéria, já que tem apoiado os alunos com meios digitais e projectou “ter na futura casa da democracia uma sala de realidade imersiva”, estando a promover a participação cívica na revisão do PDM por via online e sendo parceira da Comunidade CDI.

Alexandre Teixeira

“Considerando que a Câmara já dinamiza o seu canal on-line no Youtube (…), o recente exemplo seguido pela Junta de freguesia de Ermesinde, que transmite as suas reuniões do executivo por meios digitais em tempo real” e que outras autarquias já emitem e difundem em online as sessões da assembleia, o documento apelava a que Valongo fizesse o mesmo.

Como exemplos, o CDS deu os casos de Marco de Canaveses, Coimbra, Torres Vedras ou S. João Madeira, autarquias do PS, ou Guarda, Braga, Alijó, Oliveira do Bairro e Oeiras, autarquias lideradas pelo PSD, CDS e independentes.

A proposta foi aprovada por unanimidade. Ao Verdadeiro Olhar, Alexandre Teixeira diz-se satisfeito e lembra que a luta já era antiga. “Não será apenas para estes tempos de pandemia mas para futuro. Será uma nova forma de relação com os eleitores e de salientar a importância deste órgão. Estou orgulhoso por termos conseguido mobilizar todas as forças políticas”, atestou, referindo que a proposta entra já em vigor.