A Assembleia Municipal de Paredes tem agendada uma sessão extraordinária para a próxima sexta-feira. Face à pandemia do COVID-19 e perante a necessidade de não juntar pessoas na mesma sala, a reunião decorrerá por videoconferência, com o menor número de pessoas presentes no salão nobre, para que se mantenham as distâncias indicadas pela Direcção-Geral da Saúde.
Segundo adiantou José Baptista Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Paredes, ao Verdadeiro Olhar, a decisão foi tomada em reunião de líderes na passada sexta-feira.
“Vamos fazer de acordo com o que a legislação actual permite, por videoconferência”, refere.
No salão nobre, ficarão, em princípio, apenas o presidente da Assembleia, apoiado por um secretário, o presidente da Câmara, representando o executivo, e alguns elementos (poucos) para que se consigam manter as distâncias mínimas de segurança, além de funcionários do município que vão tratar da transmissão. A maioria dos deputados eleitos pelas diferentes forças partidárias participarão por videoconferência.
O público não poderá marcar presença, mas poderá assistir à transmissão da Assembleia Municipal, que será publicada nas redes sociais da autarquia.
Esta quarta-feira decorre um ensaio para garantir que tudo corre bem. “Será a primeira vez que vamos fazer uma coisa deste género”, assume Baptista Pereira, referindo que na sessão serão votados pontos importantes para que a Câmara não bloqueie e mantenha o seu funcionamento apesar da situação que o país vive.