Dois artistas plásticos da zona do Porto, uma delas a valonguense Cláudia Nair Oliveira, autora do projecto artístico Marias Paperdolls, vão apresentar as suas criações artísticas inspiradas na azulejaria portuguesa, em papel e em madeira, na Dinamarca. A exposição “Memories of an identity” decorre de 5 a 30 de Abril.
“Na essência desta obra conjunta está a ambição de apresentar ao público novas composições, novos estilos, novas linguagens para a azulejaria portuguesa, retratando a ilustração as várias influências e inspirações que ambos os artistas plástico absorvem, no seu quotidiano”, explica nota de imprensa.
“Partindo do facto ser um símbolo de referência nacional – equacionando a admiração e a paixão que ambos temos pela azulejaria – nasceu a ideia de trabalhar esta arte de azulejar, explorando novos conceitos e abordagens através dos materiais que cada um de nós trabalha como tela: o papel e a madeira. No meu caso, são as minha bonecas – Marias Paperdolls – que vão dar corpo e alma ao azulejo”, explica Cláudia Nair Oliveira, citada em nota de imprensa. Já o escultor Victor Escaleira salienta que “este projecto artístico assumiu-se como grande desafio criativo que incidiu na recriação do azulejo tradicional, metamorfoseando-o sem perder a identidade, ou seja, criando apenas um conceito diferente, recorrendo à matéria-prima usada nas nossas obras – papel e madeira – e incorporando inovação e criatividade na produção”.
A oportunidade de levar a arte alusiva ao azulejo português à Dinamarca surgiu do convite feito pela marca VELUX – um grupo industrial com sede naquele país e com representação em Portugal.