As obras de reabilitação do troço da Estrada Regional 209 (ER), que liga as freguesias de Sobrado, em Valongo, e Lordelo, Paredes, vão começar e têm um prazo de execução de seis meses, num investimento de 2,1 milhões de euros.
Os trabalhos serão realizados ao longo de “7,7 quilómetros” e incluem “a reabilitação integral do pavimento”, de forma a melhorar as condições de circulação, “o conforto e a segurança dos utilizadores”, especifica a Infraestruturas das Estradas de Portugal (IEP).
A empreitada abrange também a “substituição da sinalização, a reabilitação dos sistemas de drenagem e a integração paisagística”, especifica o IEP.
De salientar que, este troço serve uma zona de “forte ocupação urbanística e de intensa atividade comercial e industrial” que está ligada, sobretudo, à indústria do mobiliário, sendo que ali circulam, todos os dias, milhares de automobilistas.
Razões mais que suficientes para aquela estrada ser considerada como uma via de comunicação “de grande importância”, que serve também de ligação às “A41 e A42/IC1/A28”, permitindo que estes trabalhos beneficiem “diversas vias municipais que nela entroncam”.