Foi aprovado o projecto de arquitectura para construção de 60 fogos para arrendamento a preços controlados, em Freamunde, Paços de Ferreira. A obra, do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), está orçada em 15,5 milhões de euros.
“Um investimento marcante para a cidade no 22.° aniversário comemorativo da elevação de Freamunde a cidade”, descreveu o vereador da Câmara de Paços de Ferreira, Júlio Morais, nas redes sociais.
Segundo o site do IHRU, que dá este concurso de concepção como concluído, a proposta vencedora entre os 24 apresentados, foi a apresentada pela equipa concorrente Arquitectos Aliados Consulting, Lda, com coordenação dos arquitectos José Luís Barbosa e Silva Soares.
“O conjunto habitacional de Freamunde, Encosta Sul, ficará localizado num terreno com a área de 5.976,6 m2, que corresponde atualmente a um vazio urbano delimitado a Nascente pela Rampa do Cortinhal e a Sul pela Rua da Escola Secundária. Neste local serão construídos edifícios cuja implantação não excederá os 3.000,0 m2, com um máximo de cinco pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações”, explica o Instituto.
A mesma fonte recorda que “a intervenção prevê um total de 60 fogos” e que se destinam “ao regime da habitação a custos controlados”, permitindo “o aumento da oferta de arrendamento acessível”.
“O valor estimado da construção é de 9.056.200 € + IVA, prevendo-se que o investimento total do IHRU nesta operação seja de cerca de 15,5 milhões de euros, incluindo o valor do terreno. O valor base dos honorários relativos à prestação de serviços de elaboração dos projetos é de 588.500 € + IVA”, refere o IHRU no site.
O concurso contou com a assessoria da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos e com a colaboração do Município de Paços de Ferreira. O montante global dos prémios atribuídos foi de 17 mil euros.