Aprovada mais uma moção para desagregar freguesias de Campo e Sobrado

Apresentado pela CDU em Assembleia Municipal documento foi aprovado por unanimidade

0

A Assembleia Municipal de Valongo deliberou, por unanimidade, mais uma vez, uma moção para a desagregação das freguesias de Campo e Sobrado.

O documento, apresentado pela CDU, apela aos deputados eleitos pelo Círculo do Porto, que representam a população do concelho de Valongo na Assembleia da República, que respeitem a vontade da população, “sempre manifestada por unanimidade nos seus órgãos autárquicos, e contribuam para aprovar uma lei que permita a desagregação das freguesias de Campo e Sobrado no concelho de Valongo. Será agora enviado a todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República.

A moção recorda que a agregação de freguesias “da responsabilidade do Governo PSD/CDS, foi contestada pelos partidos da oposição, onde se destacou o Partido Socialista, que a prometeu alterar caso fosse Governo”.

Quando subiu ao poder, lembra a CDU, o PS prometeu resolver a questão até ao final da legislatura, não cumpriu, e depois disse que ia fazê-lo até às eleições autárquicas de 2021. “Surge assim, em Dezembro de 2020, já por muitos considerada quase que fora do prazo, uma proposta de Lei do Governo, que a ser aprovada tal como foi apresentada, impede a separação das freguesia de Campo e Sobrado, por uma questão de área”, salienta a moção da CDU. Mas há outras três propostas em discussão, do PCP, BE e PEV, “que a serem aprovadas, permitem a desagregação de Campo e Sobrado”.

A desagregação destas duas freguesias tem sido consensual em todas as forças partidárias representadas no executivo camarário e na Assembleia Municipal de Valongo.