A Câmara de Valongo aprovou, na última reunião de executivo, a doação de um terreno à Junta de Freguesia de Alfena para a construção do novo edifício da Junta. O investimento municipal será de 220 mil euros. O tema segue agora para a Assembleia Municipal, órgão a que cumpre efectivar a doação.
Na proposta aprovada, a autarquia lembra que a Junta de Freguesia de Alfena tem vindo a solicitar a colaboração do município no sentido de ser disponibilizado um terreno para a construção da nova sede. “O edifício onde, actualmente, está instalada a Junta de Freguesia de Alfena não satisfaz as necessidades da população”, justificam.
O terreno, já negociado, tem uma área de 1898 metros quadrados e custará 220 mil euros. Fica ao lado do novo centro de saúde de Alfena, na Rua de São Vicente.
“Durante muitos anos, o terreno previsto para a junta era na Avenida Sá Carneiro, mas eu não achei que fosse a melhor localização. Falei com o presidente da junta e sugeri este terreno ao lado do centro de saúde”, explicou o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, lembrando que será feito um “grande investimento na Rua de S. Vicente, estando ainda previstas as obas do Parque do Leça e o futuro auditório do Centro Social e Paroquial de Alfena. “Ali é o centro”, reiterou.
Depois de ter tentado a via negocial e a troca de terrenos, o município chegou a acordo com os proprietários para aquisição do mesmo. “É o primeiro passo para resolver um problema que se anda a arrastar há muitos anos”, afiançou o autarca.
O PSD perguntou se havia um relatório de avaliação do terreno e se podiam ter acesso ao documento. O executivo liderado por José Manuel Ribeiro explicou que o valor da avaliação é um pouco menor que o acordado, mas que a câmara aceitou o valor proposto pelo proprietário. A doação foi aprovada por unanimidade.
A negociação deste terreno já tinha sido anunciada em Março, em Assembleia Municipal.