O Banco Local de Voluntariado do concelho de Valongo comemorou o 13º aniversário com a apresentação de um novo projecto, implementado recentemente, o “VOAR em Valongo”.
Voluntariado Organizado Acção e Reconhecimento (VOAR) é o nome do projecto que tem como objectivo “promover o aumento do impacto do voluntariado ao nível municipal através de formação, consultoria e auditoria” e “capacitar as organizações na gestão dos seus voluntários, dotando-os de competências e ferramentas apropriadas”, segundo afirma a autarquia em comunicado.
Pretende apoiar as estruturas municipais de voluntariado, fazendo o levantamento das
necessidades do município e dando formação e consultoria aos técnicos do Banco Local de Voluntariado. A capacitação dos agentes é feita através de instrumentos e competências em voluntariado e na sua gestão, com a metodologia CADEI (Capacitação, Diagnóstico, Experimentação e Impacto).
Será ainda realizado um estudo de opinião pública sobre a percepção dos cidadãos acerca do voluntariado e do voluntariado inclusivo, seguida por uma Campanha de educação da opinião pública.
Posteriormente, será criada uma bolsa de voluntariado inclusivo com posterior formação às ONG acolhedoras, orientação vocacional e formação aos voluntários proponentes.
O projecto teve início em Outubro de 2018 e terminará em Setembro de 2021. Foi apresentado aquando da comemoração do aniversário do Banco Local de Voluntariado, a 29 de Abril, num momento de partilha de testemunhos na primeira pessoa de voluntários e organizações.
A Câmara Municipal de Valongo, no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto da
Inovação Social, é investidora social do projecto VOAHR Municípios (Voluntariado
Organizado para uma Acção Humanitária de Referência), promovido pela Associação Pista
Mágica, escola de voluntariado.